Siemens e Red Bull Racing numa parceria “campeã”

Empresa ajuda a tornar carros mais rápidos e fábrica mais eficiente

quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011

Em 2010, a Red Bull Racing e Sebastian Vettel consagraram-se duplamente campeões mundiais ganhando os campeonatos de Construtores e de Pilotos, respectivamente. Esta equipa desenvolve e fabrica os seus carros utilizando o software da Siemens para Gestão do Ciclo de Vida de Produtos (Product Lifecycle Management – PLM). Este software permite tornar o processo de produção altamente eficiente e reduzir de forma significativa os tempos de desenvolvimento, produção e integração dos componentes nos veículos

Adicionalmente, a Siemens está também a analisar de que forma os seus produtos e soluções podem reduzir os consumos de energia e as emissões de CO2 dos edifícios da fábrica da equipa e dos sistemas de produção em Milton Keynes, Inglaterra – tornando a Red Bull Racing pioneira no mundo do desporto motorizado.

Nas fábricas da Formula 1 é fundamental desenvolver e produzir novos produtos de uma forma rápida e eficiente. Pequenas alterações na configuração podem afectar toda a performance do carro e a vitória ou a derrota estão frequentemente separadas por fracções de segundo. Durante os curtos períodos entre corridas, cerca de 100 engenheiros da Red Bull Racing trabalham todos os dias sob uma enorme pressão, utilizando o software da Siemens para tornar os carros conduzidos por Sebastian Vettel e Mark Webber ainda mais rápidos.
Através de um computador é possível desenvolver todo o veículo virtualmente, desenhando novos componentes, juntando as 4.000 partes individuais e submetendo o carro aos seus diferentes ritmos.

Um toque no rato é quanto baste para que os funcionários da empresa tenham as novas partes cortadas e moldadas – não é necessário inserir manualmente qualquer tipo de informação nas ferramentas da máquina ou noutros sistemas de TI. Ao utilizar este software, a Red Bull Racing reduziu significativamente a necessidade de protótipos físicos e limitou o desperdício de material.

Para tornar o veículo adequado a todos os tipos de pistas de corrida, com as suas características particulares, estão disponíveis várias configurações, permitindo simular o inter-relacionamento dos componentes no computador para encontrar a combinação ideal. Todos os colaboradores envolvidos no processo de design e produção podem aceder a toda a informação de que necessitam, quer estejam na fábrica quer estejam na pista de corrida, a qualquer momento, de forma a conhecerem sempre as alterações no carro.

A Siemens também está a optimizar a fábrica da Red Bull com produtos e soluções do seu portefólio ambiental. Os objectivos são reduzir significativamente os custos energéticos da fábrica, o consumo de recursos e as emissões de CO2, bem como tornar os processos de produção mais eficientes. A empresa está actualmente a analisar todo o processo de produção, incluindo maquinaria, bem como a performance energética da tecnologia instalada no edifício (sistemas de aquecimento, ar condicionado, etc.).

Informações adicionais, imagens, vídeos e simulações disponíveis em www.siemens.com/press/racing, em www.siemens.com/plm ou através do e-mail ritas.silva.ext@siemens.com.


Rita Silva 

 ritas.silva.ext@siemens.com