Siemens lança novos modelos SITOP Smart e SITOP Compact

Fontes de alimentação compactas e de elevado rendimento garantem alimentação eléctrica fiável

sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011

A divisão Industry Automation da Siemens acrescentou novos modelos às linhas de fontes de alimentação SITOP Smart e SITOP Compact. Compactas, eficientes e potentes: são estas as características que definem as novas fontes de alimentação trifásicas SITOP PSU300S e monofásicas SITOP PSU100S. O design compacto das fontes de alimentação permite que sejam montadas em espaços reduzidos. Graças à sua alta eficiência, os novos modelos consomem menos energia e geram menos calor que dispositivos similares disponíveis no mercado.

A linha de fontes de alimentação SITOP Smart foi ampliada com duas novas versões da fonte SITOP PSU300S para ligações trifásicas. Para complementar a oferta desta fonte de alimentação, já disponível com 20 amperes (A) de corrente nominal, as novas versões oferecem 10A e 40A de corrente de saída nominal. A fonte de alimentação de 10A está inserida numa caixa metálica de apenas 90 milímetros de largura. Já a fonte de 40A requer um espaço de 145 milímetros de DIN rail. O tamanho compacto é conseguido graças a uma eficiência elevada, acima de 91 por cento, o que reduz o desenvolvimento de calor e torna desnecessária a dissipação do mesmo.

As fontes de alimentação SITOP PSU300S são adequadas para exigências padrão em máquinas automatizadas e instalações que requerem uma tensão contínua de 24 volts (V). O elevado desempenho das fontes de alimentação permite fornecer 1,5 vezes a corrente nominal durante cinco segundos, tal como o necessário durante o arranque das cargas com elevada procura. Uma funcionalidade de sinalização integrada permite ao controlador avaliar o estado de funcionamento da fonte de alimentação, através de uma mensagem de “24V O.K.”. As fontes de alimentação também podem ser combinadas com módulos de redundância, de selectividade e DC UPS (fontes de alimentação de corrente contínua ininterrupta). Com a sua gama ampla de entrada trifásica em corrente alternada de 340 a 550V, com certificação para todas as aplicações padrão, os equipamentos PSU300S foram projectados para serem utilizados em todo o mundo.

Adicionalmente, a Siemens disponibiliza agora novas versões superiores da fonte de alimentação SITOP PSU100C monofásica da linha SITOP Compact. Desta forma, estão agora disponíveis duas versões das fontes de 24V com correntes nominais de saída de 2,5 e 4A, respectivamente, e a versão de 12V que foi projectada para fornecer uma corrente nominal de saída de 6,5A. Com largura total de apenas 45 e 52,5 milímetros, as novas fontes de alimentação SITOP são especialmente adequadas para uso descentralizado na faixa de baixa potência até 100 Watts (W), como a instalação em caixas de comutação e pequenos armários de controlo.

Como todos os modelos da linha de produtos, os novos dispositivos de DIN rail caracterizam-se pela eficiência elevada em toda a faixa de carga e por baixas perdas em vazio inferiores a 1W. A entrada de gama ampla facilita a ligação de correntes alternadas monofásicas com tensões de 120 e 230V, ou para redes de tensões contínuas com tensões entre 110 e 300V. Os terminais de braçadeira desmontáveis permitem o uso de pré-instalação e facilitam a troca de aparelhos. As fontes de alimentação são adequadas para uso universal, e em temperaturas de -20 a 70 graus Célsius.