Módulos de potência regenerativos para os novos SINAMICS G120


segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2007

A Siemens Automation and Drives (A&D) lançou os novos módulos de potência regenerativos PM250 e PM260 para os conversores de frequência SINAMICS G120. A energia obtida pela operação regenerativa do drive é recuperada e devolvida à rede. Os módulos de potência PM250 com tensão alimentação a 400V cobrem uma gama de potência de 5.5kW a 75kW. Os módulos de potência PM260 com tensão de alimentação a 690V estão disponíveis para uma gama de potência de 7.5kW a 37kW, com possibilidade de integração de filtros classe A.

A energia de frenagem pode ser convertida e devolvida à rede através de equipamentos regenerativos. Regeneração de energia traduz-se em poupança pois não é necessário adoptar soluções especiais a nível de refrigeração ou unidades de frenagem. O espaço ocupado também será menor, conseguindo-se também poupanças significativas a nível de consumo de energia. A série de conversores de frequência SINAMICS G120 possui agora módulos de potência regenerativos, PM250 e PM260.

Com tensão de alimentação de 400V, os módulos de potência PM250 abrangem uma gama de potência entre 5,5kW e 75kW. Estes módulos de potência podem ser utilizados em aplicações de segurança STO, SS1, SLS e SBC. Os módulos de potência PM260 para tensões de alimentação de 690V estão disponíveis de 7,5kW a 37kW, com ou sem filtro integrado classe A. O filtro de saída LC integrado assegura uma corrente sinusoidal à saída do conversor de frequência, permitindo a utilização de cabos até 300 m. Os filtros de saída contribuem também para reduzir a circulação de correntes induzidas nos rolamentos, reduzindo dessa forma o desgaste dos motores e do isolamento permitindo uma correcta operação dos mesmos. A frequência de comutação standard de 16kHZ permite uma operação com baixo nível de ruído com elevado rendimento e com redução da temperatura de operação. Outra característica pela qual se destacam os PM260 é a tecnologia inovadora SiC (semiconductor technology) através da qual se consegue obter um conversor de frequência mais compacto. Acresce ainda que os módulos de potência PM260 podem ser utilizados em aplicações de segurança STO, SS1, SLS e SBC.

O seu método inovador de regeneração de energia permite uma operação com baixo nível de harmónicos, redução do valor da corrente de entrada e secções menores nos cabos de ligação. Como módulos regenerativos, os PM250 e PM260 podem ser combinados livremente com as diferentes Unidades de Controlo da gama SINAMICS G120 e oferecem todos os procedimentos usuais de controlo e regulação, como controlo vectorial, controlo v/f e controlo FCC. Em adição possui interfaces série RS232 e RS485, comunicação possível via Profibus com Profidrive 4.0. Parametrização pode ser efectuada utilizando o Painel de Operação Base (BOP) ou o software de parametrização STARTER. Os parâmetros também poderão ser rapidamente descarregados através de uma cartão de memória (MMC) ou através do BOP (Clonagem).

Para mais informações, visite: www.siemens.de/sinamics-g120 ou
www.siemens.pt/automation

Ou contacte a Siemens - Email: variacao.velocidadead.pt@siemens.com
Telef. 22 999 2144/2107 / 21 417 8472