Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens lança MOBI-E Maps no blogue LX Sustentável

Ferramenta desenvolvida em parceria com INTELI, MIT Portugal e MOBI.E

quarta-feira, 4 de Maio de 2011

  • Funcionalidade identifica postos de carregamento eléctricos da rede MOBI.E no percurso pretendido.

  • MOBI-E Maps compara emissões de CO2entre veículos eléctricos e de combustão.

O blogue LX Sustentável (www.lxsustentavel.com) disponibiliza a partir de hoje uma nova funcionalidade – o MOBI-E Maps. Através, desta ferramenta, resultante da parceria estabelecida entre a Siemens, a INTELI, o Programa MIT Portugal e o MOBI.E, entidade promotora e dinamizadora da mobilidade eléctrica em Portugal, os visitantes do blogue vão ter ao seus dispor uma forma rápida e cómoda de identificar postos de carregamento eléctrico a nível nacional antes de saírem de casa.

O MOBI-E Maps vai permitir também aos visitantes do LX Sustentável identificar qual o percurso mais rápido para um ponto de destino, passando por postos de carregamento eléctricos ao longo da rota escolhida (e indica as distâncias entre os mesmos). Para tal, basta definir a origem e o destino pretendidos e decidir o seu percurso.

Esta nova funcionalidade tem ainda a vantagem de automaticamente realizar o cálculo sobre as emissões de CO2 para o percurso escolhido e fazer o comparativo deste indicador numa viatura eléctrica e num veículocom motor de combustão. Os resultados poderão ajudá-lo a optar não só pela viatura a utilizar para efectuar a viagem como também a ter consciência do impacto das suas decisões no meio-ambiente.

Disponível também no site do MOBI.E, esta ferramenta irá apresentar brevemente novas funcionalidades por via da parceria existente entre a Siemens, a INTELI e do Programa MIT Portugal para o desenvolvimento deste Projecto.

A criação e implementação desta ferramenta, que tem como objectivo potenciar a mobilidade eléctrica em Portugal, está em linha com a pretensão do Governo de posicionar o País como pioneiro na adopção de novos modelos de mobilidade sustentável e de massificar o Veículo Eléctrico em detrimento dos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Recorde-se que a Siemens é parceira do MOBI.E, a entidade promotora e dinamizadora da mobilidade eléctrica em Portugal. A experiência acumulada pela Siemens em projectos que têm por objectivo fundamental a criação e dinamização de infra-estruturas do sistema tecnológico e industrial, a sua participação em acções de promoção da rede de mobilidade eléctrica, bem como a sua colaboração na criação e validação de soluções tecnológicas para o mesmo efeito, constituem importantes contributos para o reforço e sucesso do Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal.

Enquanto organização focada no fornecimento de soluções e produtos sustentáveis, a Siemens é a única empresa, a nível global, a apresentar soluções para toda a cadeia de valor do carro eléctrico - instrumentação interior do automóvel, postos de abastecimento e redes inteligentes e os sistemas bidireccionais que fazem a integração do carro eléctrico nas Smart Grids, a base do sistema de distribuição de energia do futuro.


João Delgado 

 joao.delgado@siemens.com