Siemens imprime em 3D as pás de turbinas a gás

segunda-feira, 12 de Junho de 2017


  • Realização bem-sucedida dos primeiros ensaios a plena carga de pás feitas por processo 3D

  • Manufatura aditiva como um dos principais pilares da digitalização

  • Siemens foi distinguida com o prémio 3D Printing Industry, na categoria "3D Printing application of the year"

A Siemens tornou-se pioneira ao concluir, com sucesso, os primeiros ensaios de pás de turbina construídas a partir de impressão em 3D. A tecnologia de manufatura aditiva da Siemens já foi distinguida internacionalmente, pela publicação '3Dprintingindustry.com', com o prémio “3D Printing Industry”, na categoria “3D Printing Application of the Year”.

Os ensaios das pás feitas em 3D foram realizados em condições reais e a Siemens validou com sucesso múltiplas pás de turbina construídas por processo 3D com base no projeto de engenharia de uma pá convencional.

Além disso, foram realizados testes com pás com um novo design que tem uma geometria totalmente revista e otimizada.

“Este prémio vem confirmar a liderança tecnológica da Siemens na manufatura aditiva, uma tecnologia que tem potencial para se tornar chave na produção de componentes de turbinas a gás”, disse Mário Carvalho, responsável pela área de vendas da Produção de Energia na Siemens Portugal. O responsável sublinha que a empresa tem vindo a investir nesta tecnologia inovadora desde o início, e que está a liderar a industrialização e comercialização destes processos.


A equipa do projeto utilizou pás fabricadas na sua unidade de impressão 3D na Materials Solutions, uma empresa recém-adquirida localizada em Worcester, no Reino Unido. Os testes foram realizados na unidade de testes da Siemens na fábrica de turbinas a gás industriais em Lincoln, no Reino Unido.

A manufatura aditiva é um processo que constrói peças camada por camada a partir de modelos CAD fatiados para criar objetos sólidos. Também conhecida como 'impressão 3D', oferece sobretudo benefícios na prototipagem rápida.

Em fevereiro de 2016, a Siemens inaugurou uma nova unidade de produção de componentes impressos em 3D em Finspång, na Suécia. O primeiro componente impresso em 3D para uma turbina a gás industrial da Siemens está em operação comercial desde julho de 2016.

Informação para a Imprensa e fotografia de imprensa disponíveis em www.siemens.com/press/PR2017020154PGEN

Para mais material de imprensa e vídeos sobre manufatura aditiva, visite www.siemens.com/press/3D-impressão


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com