Alemanha escolhe Fábrica da Siemens Portugal para produção exclusiva na Europa

Novo modelo de quadros eléctricos

segunda-feira, 3 de Abril de 2017


  • Unidade industrial de Quadros Elétricos de Corroios vai produzir cerca de 600 quadros elétricos SIMOSEC por ano

  • A experiência e conhecimentos da equipa desta fábrica foi essencial para a decisão da multinacional alemã

  • Primeiras encomendas para Alemanha e Bulgária vão ser entregues já em Abril

A produção do modelo SIMOSEC, quadro elétrico modular de média tensão, cujo fabrico a nível Europeu era até agora realizado em Frankfurt, na Alemanha, passou recentemente para a fábrica da Siemens em Corroios, localizada no concelho do Seixal. Uma mudança que, segundo Fernando Silva, diretor da divisão Energy Management na Siemens Portugal “demonstra a qualidade das equipas portuguesas e reforça a importância do país em todo o mundo Siemens”.

Este quadro é utilizado na área das infraestruturas, bem como na distribuição de energia pelas empresas elétricas e indústrias de pequena e média dimensão. Graças aos largos anos de experiência e conhecimento dos seus colaboradores, a fábrica da Siemens em Corroios foi reconhecida como tendo as condições ideais para a produção deste equipamento, num ciclo que vai desde a pré-fabricação de componentes até à elevada qualidade de montagem, eletrificação e ensaios.

Após meses de preparação logística, com fornecedores locais e internacionais, bem como de formação a vários níveis, os primeiros testes com quadros protótipo, definidos pela fábrica de Frankfurt, atestaram a qualidade e fiabilidade dos quadros elétricos SIMOSEC feitos na unidade de Corroios.

É estimado que sejam produzidos cerca de 600 quadros elétricos por ano e as primeiras entregas estão agendadas já para abril, satisfazendo uma encomenda para a Alemanha e outra para a Bulgária.

Até ao momento, o fabrico deste produto tem sido feito nas linhas de montagem já existentes na fábrica de Corroios, mas existem planos para que, num futuro próximo, venha a haver uma linha dedicada apenas a este produto.

Em constante crescimento

Recorde-se que, já em 2014, esta unidade fabril da Siemens Portugal tinha sido selecionada pela Siemens AG para receber uma nova linha de produção para os quadros elétricos de baixa tensão SIVACON S8. É ainda de realçar que a Fábrica de quadros elétricos sedeada em Corroios exporta 95% da sua produção, para países como a Alemanha, Angola, África do Sul, Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Egipto, Emirados Árabes Unidos e México.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com