Novo sistema Siemens de comunicação de dados para subestações digitais de alta tensão

terça-feira, 19 de dezembro de 2017


  • Transmissão bidirecional de dados a velocidades de até 2,5 Mbps

  • Substitui sistemas tradicionais e permite integração na infraestrutura existente de comunicação de dados

A Siemens acaba de lançar o PowerLink IP, um sistema PLC1 para subestações digitais de alta tensão. O novo sistema utiliza as linhas de alta tensão que existem entre as subestações como canal de comunicação. Isto é particularmente relevante se tivermos em consideração que as subestações digitais de última geração produzem volumes de dados cada vez maiores, que são aproveitados para garantir o funcionamento fiável e eficiente da rede. Com o PowerLink IP os operadores de redes elétricas podem tirar partido dos benefícios da digitalização para comunicação Ethernet / IP através das linhas aéreas.

Os sistemas tradicionais de comunicação, que utilizam linhas de alta tensão, trabalham normalmente com larguras de banda de até 32 kHz, oferecendo uma velocidade de transmissão de dados de até 320 kbps. Comparativamente, o PowerLink IP utiliza uma banda de frequência muito mais ampla, até 256 kHz, o que permite, por sua vez, uma velocidade de transmissão bidirecional de dados de até 2.5 Mbps.

Os desafios atuais e futuros que os operadores de redes elétricas enfrentam para assegurar o funcionamento fiável das redes exigem uma monitorização contínua de toda a rede, bem como a utilização de métodos de previsão fiáveis. Neste âmbito, a Siemens projetou o seu novo sistema PLC para dois tipos de aplicações principais: para funcionar como meio de comunicação principal entre subestações digitais de alta tensão de última geração sem ligação de fibra ótica existente ou como sistema de comunicação de reserva (redundante) para uma ligação de cabo de fibra ótica existente.

“Este é mais um passo da Siemens no sentido da digitalização dos sistemas de energia. Queremos ajudar o setor energético a entrar numa nova dimensão de modernização tecnológica, que traga benefícios claros ao nível do desempenho, da fiabilidade, da eficiência e da redução de custos“, disse Fernando Silva, diretor da divisão Energy Management da Siemens Portugal.

O PowerLink IP também é útil no caso da conversão de uma subestação de alta tensão tradicional para um modelo de subestação digital, na medida em que é possível integrar no novo sistema PLC componentes já existentes na subestação por meio de uma gateway ou de um router. O sistema PowerLink IP é plenamente compatível e integrável com sistemas PLC tradicionais, podendo funcionar de forma adjacente ou sobre a mesma linha de alta tensão.

A arquitetura do PowerLinkIP baseia-se em transmissão de dados por pacotes e foi otimizada pelos especialistas da Siemens para satisfazer as necessidades de comunicação dos dispositivos mais modernos instalados nas subestações, sendo compatível com interfaces GOOSE (IEC61850). Outra das suas vantagens é a redução acentuada dos custos de manutenção destas infraestruturas de comunicações, devido ao aumento da capacidade de transmissão de informação por cada equipamento, comparativamente aos sistemas PLC tradicionais.

1 PLC - Power Line Communication (comunicação via rede eléctrica)


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com