Tools

Siemens AngolaSiemens Angola

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens fornece tecnologia de ponta para o primeiro terminal de contentores automatizado de África

terça-feira, 9 de Maio de 2017


  • Fornecimento de equipamentos eléctricos para os guindastes de parque automáticos e pórticos de cais controlados remotamente

  • Tecnologia fornecida aumenta a produtividade e melhora a segurança do terminal

  • Este terminal tem capacidade para receber navios porta-contentores de grandes dimensões

O primeiro terminal de contentores automatizado de África, localizado no estreito de Gilbraltar, terá tecnologia Siemens. A empresa alemã fornecerá  sistemas eléctricos e de automação, bem como a engenharia e o comissionamento de 32 guindastes de pátio automáticos, a funcionar em 16 blocos inteligentes, para o terminal de contentores MedPort Tangier. Este terminal será inaugurado em 2019.

O tipo de tecnologia aqui fornecida, aplicada ao contexto angolano, poderia tornar os portos locais mais competitivos e eficientes, contribuindo para aumentar as exportações nacionais e tornar a economia mais competitiva.

Segundo Sergio Filipe, CEO da Siemens Angola, “ao recorrer a técnicas de simulação e ao utilizar, por exemplo, gémeos virtuais dos guindastes de parque e dos blocos de Medport Tangier, o terminal vai operar com maior flexibilidade e velocidade. A aplicação destas soluções tecnológicas em Angola seriam um grande incentivo ao aumento da produtividade e eficiência nacional.”

No caso do terminal do estreito de Gibraltar, a Siemens fornecerá igualmente os sistemas eléctricos para os 12 pórticos de cais equipados com duplo carro, ou seja, para os equipamentos que retiram e carregam os contentores dos navios. Esta encomenda foi adjudicada pela empresa chinesa Zhenhua Port Machinery Company, um dos maiores construtores de gruas e guindastes do mundo.

Este terminal de contentores é um projeto da APM Terminals de Haia nos Países Baixos, e será capaz de receber porta-contentores até 20.000 TEU, os designados "Ultra Large Container Ships"1.

1 Navios porta-contentores de grandes dimensões


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com