Tools

Siemens AngolaSiemens Angola

Siemens torna-se pioneira ao realizar ensaios a plena carga de pás feitas por processos 3D

terça-feira, 2 de Maio de 2017

  • Os componentes foram ensaiados a 13.000 rotações por minuto e a temperaturas que ultrapassaram os 1.250ºC

  • Manufactura adictiva como um dos principais pilares da digitalização

A Siemens concluiu os primeiros ensaios a plena carga de pás inteiramente construídas com recurso à tecnologia de manufactura adictiva. Nestes ensaios em condições reais, a empresa validou com sucesso múltiplas pás de turbina construídas por processo 3D na base do design de uma pá convencional. Isto significa que os componentes foram ensaiados a 13.000 rotações por minuto e a temperaturas para além de 1.250°C.

Além disso, a Siemens realizou testes com um novo design de pás construídas por processo 3D que se caracteriza por uma geometria totalmente revista e optimizada do circuito de arrefecimento interno.

A equipa do projecto utilizou pás fabricadas na sua unidade de impressão 3D na Materials Solutions, uma empresa recém-adquirida localizada em Worcester, no Reino Unido. Os testes foram realizados na unidade de testes da Siemens na fábrica de turbinas a gás industriais em Lincoln, no Reino Unido.

A manufactura adictiva é um processo que constrói peças camada por camada a partir de modelos CAD fatiados para criar objectos sólidos. Também conhecida como 'impressão 3D', oferece sobretudo benefícios na prototipagem rápida.

“Acreditamos que esta tendência do mercado internacional também poderá ser útil para o mercado angolano, devido à sua flexibilidade”, afirmou Sérgio Filipe, CEO da Siemens Angola.

A Siemens está a desenvolver designs únicos de turbinas a gás, designs esses que só são possíveis graças à tecnologia de impressão 3D, e tem vindo a alargar a sua produção em série para componentes de turbina impressos.

Em Fevereiro de 2016, a Siemens inaugurou uma nova unidade de produção de componentes impressos em 3D em Finspång, na Suécia. O primeiro componente impresso em 3D para uma turbina a gás industrial da Siemens está em operação comercial desde julho de 2016.

Informação para a Imprensa e fotografia de imprensa disponíveis em
www.siemens.com/press/PR2017020154PGEN

Para mais material de imprensa e vídeos sobre manufatura aditiva, visite
www.siemens.com/press/3D-impressão


Rita Conde 

 rita.conde@siemens.com