Pedro Pires de Miranda

Presidente Executivo e Administrador Delegado




Presidente Executivo e Administrador Delegado da Siemens Portugal desde 01 de Outubro de 2016. Enquanto Presidente do Lead Country Portugal, é responsável pelo desenvolvimento do negócio da Siemens em Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, e São Tomé e Príncipe.

É também Presidente do Conselho de Administração da Siemens Angola.

Anteriormente ocupava a posição de Corporate Vice President da Siemens AG e Head Corporate Development Siemens One nos Headquarters de Munique.

Começou a carreira na General Motors Corporation em 1981 como Engenheiro de Produção, especializou-se na Fabrica de componentes automóvel da GM em Dayton, Ohio, EUA. ‎Ingressou na Siemens em 1983 como Diretor de Engenharia de Produção e em 1986 como Diretor Fabril, especializou-se na Fabrica de Disjuntores da Siemens em Regensburg, Baviera, Alemanha. Em 1989 foi nomeado Diretor de Vendas, especializou-se na Central de Vendas da Siemens em Erlangen, Baviera, Alemanha. Em 1994, na Siemens SA, em Portugal, nomeado Diretor e Gestor de projetos de Engenharia, nomeadamente do Hospital Distrital de Leiria e do Distrital da Guarda. Continuou em 1996 como Diretor Geral de Vendas e em 1998 como Diretor Geral de Engenharia. Nesse período, foi responsável por grandes projetos de engenharia em Portugal, de salientar as infraestruturas da EXPO 98, os Estádios do EURO 2004, os novos Aeroportos da Madeira e do Porto, o novo Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, as Autoestradas A8 e A15, as Torres Colombo, o Hospital da Luz e a modernização do Edifício sede da CGD em Lisboa. Realizou vários projetos internacionalmente, nomeadamente infraestruturas aeroportuárias em Doha no Qatar para os Asian Games 2006, e logísticas nos EUA e no Dubai.

Em 2007, foi nomeado membro da Comissão Executiva da Siemens SA, Portugal. Em 2008, foi promovido a Corporate Vice President da Siemens AG, em Munique, Alemanha, responsável pela coordenação mundial dos Market Development Boards e do programa de gestão de grandes contas de clientes corporate Siemens One. Em 2011, nomeado membro do Sales Board da Siemens AG, em Munique. Em 2012, designado Executive Vice President do Centro de Competência global para Cidades da Siemens em Londres, e responsável pelos Centros de Competência Americas em Washington, DC e Asia em Shanghai. Responsável pelo desenvolvimento mundial do negócio em 70 cidades, nas áreas de infraestruturas urbanas de transporte, edifícios e energia. Foi Membro do Siemens Steering Committee da EXPO Milano 2015.

Em 2014 foi condecorado pelo Presidente da Republica Portuguesa com a Ordem de Mérito Empresarial Indústria no grau de Grande-Oficial.

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Gestão Industrial pela Purdue University, West Lafayette, EUA. Foi bolseiro AFS em Nova Iorque. Frequentou os Executive Management programs da Harvard Business School e da Universidade Nova de Lisboa, Engineering Management da Krannert Business School, EUA e Industrial Engineering do REFA Institut, em Darmstadt, Alemanha. Membro do IEEE nos EUA e na Alemanha. É Speaker convidado da London School of Economics, da Harvard Business School e do West Point Military Academy.

Co-editou quatro livros publicados pela Siemens em lingua inglesa sobre os temas Smart Cities, Urbanization, intelligent buildings, intelligent urban infrastructure and sustainable cities.