Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Nova SBE com soluções Siemens

terça-feira, 13 de novembro de 2018


  • Siemens Portugal é a parceira tecnológica de segurança eletrónica da Nova School of Business & Economics

  • Sistemas de prevenção de incêndios e gases, de intrusão, de controlo de acessos e de videovigilância foram algumas das soluções instaladas

  • Soluções de prevenção e segurança da Siemens vão estar em destaque na Proteger 2018, que começa hoje

A divisão Building Technologies da Siemens foi a parceira escolhida pela Nova School of Business & Economics (Nova SBE) para fornecer e instalar as soluções de prevenção e segurança no recém-inaugurado campus de Carcavelos, cuja gestão, monitorização e operações de comando e controlo estão a ser asseguradas pela plataforma de segurança integrada modular, Desigo CC, que agrega de forma harmonizada todas estas valências.

A intervenção da multinacional incluiu o fornecimento e implementação, em todo o complexo, dos sistemas de deteção de incêndios da gama Sinteso e de detecção de gases nas áreas de estacionamento. Na área da segurança, foi utilizada a tecnologia Siveillance com o módulo SiPass e VMS (video management software), para controlo de acessos, incluindo fechaduras “wireless”, alarme contra intrusão e vídeo vigilância.

Luís Mourato, responsável pela divisão Building Technologies, disse “para nós é motivo de orgulho ser parceiro tecnológico de um dos mais inovadores campus universitários do mundo. A Nova SBE depositou na Siemens um importante voto de confiança ao selecionar as nossas competências de engenharia e as nossas soluções de segurança para um complexo desta envergadura, que será utilizado por milhares de estudantes.”

Já Rogério Marchante, responsável pela direção de Facilities & Services da Nova SBE, disse que ”contar com um parceiro de reconhecido valor como a Siemens dá-nos a garantia de contar com sistemas fiáveis e de última geração, para além de
nos proporcionar a nossa constante procura pela inovação e disrupção que está no ADN da Nova SBE. Pretendemos que esta parceria resulte numa nova forma de perspetivar os sistemas de segurança e a forma como podem contribuir para a criação do ecossistema do campus.”

Os edifícios do novo campus foram construídos de raiz junto à praia de Carcavelos, numa área de 46 mil metros quadrados. Para além das salas de aula e outros espaços do complexo de ensino, o campus conta com várias zonas de convívio, restaurantes, cafés, ginásios e residências, servindo diariamente, cerca de três mil pessoas, de várias nacionalidades, criando um ambiente propício ao empreendedorismo, inovação e partilha de conhecimentos.

Uma só plataforma com acesso remoto


No âmbito deste projecto, a Siemens forneceu a plataforma de segurança integrada modular, Desigo CC, que tem a capacidade de agregar e unificar os vários sistemas de segurança num interface de operação harmonizado. O Desigo CC é a solução de automação para edifícios da Siemens cuja programação flexível e design modular permitem simplificar o comando e controlo, auxiliar operadores nas decisões e reposta a emergências, e monitorizar e otimizar uma ou várias áreas de um edifício, melhorando o seu desempenho e eficiência.

A empresa instalou também no campus da Nova SBE o Siveillance VMS, um módulo aplicacional dedicado à gestão, visualização e armazenamento das imagens de vídeo recolhidas pelas câmaras, cuja operação pode ser realizada no local ou remotamente, através de portáteis, tablets ou smartphones. Desta forma, os gestores dos edifícios podem visualizar todas as ocorrências, avisos, alarmes e eventos passados, bem como proceder ao comando e controlo do sistema a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

As soluções de prevenção e segurança da Siemens vão estar em destaque na Proteger 2018, o principal evento dos profissionais da segurança, que decorre desde hoje até 15 de Novembro no Altice Arena – Sala Tejo, no Parque das Nações.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com