Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Alunos do Politécnico de Leiria vencem Desafio Geração SIMARIS 2018

quinta-feira, 1 de março de 2018


  • Equipa vencedora e professor ganharam viagem a centro de investigação da Siemens na Alemanha

  • Vencedores terão direito a um estágio profissional na Siemens Portugal

  • Número de inscritos na 2.ª edição do desafio aumentou mais de 50%

Dois alunos do Instituto Politécnico de Leiria foram os vencedores da segunda edição do concurso nacional Geração SIMARIS Design, promovido pela Siemens. Ricardo Carreira e Alfredo Carreira receberam como prémios estágios profissionais na Siemens em Portugal, e ainda uma viagem de três dias ao centro Totally Integrated Power (TIP), na Alemanha, onde terão a oportunidade de conhecer a equipa que desenvolveu as aplicações SIMARIS e algumas das soluções Siemens para projetos de distribuição de energia.

No segundo lugar da competição ficaram Tiago Azenha e Fábio Ferreira, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro, que também vão realizar estágios profissionais na multinacional.

Depois de na 1ª edição terem participado 20 equipas, desta feita houve 34 duplas inscritas na prova, apoiadas por 15 professores, de 13 universidades de todo o país. Esta edição teve um formato diferente da primeira, uma vez que contou com duas fases qualificativas, realizadas em Alfragide e no Freixieiro, antes da grande final onde foram apurados os vencedores.

“Mais uma vez ficámos muito impressionados com os alunos que aceitaram participar no desafio Geração SIMARIS. O crescimento do número de participantes revela o potencial desta prova e, quer a qualidade dos projetos apresentados, quer o elevado nível de empenho e conhecimento de todos estes futuros engenheiros, demonstram que a engenharia portuguesa e as instituições de ensino nacionais estão, de facto, entre as melhores do mundo”, comentou Rui Leal, Diretor de Vendas da divisão Energy Management da Siemens Portugal. E acrescentou: “Tivemos inclusivamente colegas da Siemens Espanha e Dinamarca, bem como da sede da empresa, na Alemanha, a acompanhar o desafio, porque estão a pensar replicar a ideia nesses países, o que comprova que é um modelo vencedor”.


A título de exemplo, dos participantes do ano passado, cinco estão a estagiar na Siemens e outros três estão a estagiar em gabinetes de projeto em Portugal, o que demonstra a contribuição desta iniciativa para o aumento da empregabilidade nas áreas da engenharia. Além disso, há cada vez mais escolas a utilizarem o SIMARIS em contexto de aula, o que atesta as mais-valias da ferramenta na formação dos alunos de engenharia.

Para concorrerem a esta prova, os candidatos tinham de ser alunos do ensino superior nacional e ter, no seu plano curricular, cadeiras de projeto de instalações elétricas. Cada equipa era constituída por dois alunos e um professor, com o objetivo de apresentar um projeto de eletricidade para um edifício, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS Design.

O SIMARIS Design é uma aplicação que faz o planeamento e dimensionamento das instalações elétricas em todo o tipo de edifícios e infra-estruturas, exportando textos descritivos, mapas de equipamentos e esquemas elétricos. Esta solução ajuda os profissionais da área da engenharia elétrica a trabalhar de forma mais rápida e eficaz.

O desafio nacional Geração SIMARIS insere-se na estratégia da Siemens Portugal, que visa apostar na formação dos estudantes e reconhecer jovens talentos da engenharia nacional, preparando-os para os desafios do futuro.

Fotografias da final do Desafio Geração Simaris Design disponíveis aqui.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com