Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

ELECTRA e Siemens inauguram laboratórios de ensaios em Cabo Verde

quarta-feira, 19 de setembro de 2018


  • Investimento tem como objetivo reforçar os meios e competências das equipas da ELECTRA

  • Projeto desenvolvido com a colaboração da EDP Internacional

  • Laboratórios fornecidos representam o estado da arte em sistemas de análise e ensaio para equipamentos de distribuição de energia e contagem

A Siemens Portugal e a EDP Internacional juntaram-se à ELECTRA - Empresa de Electricidade e Água para a construção de dois laboratórios de ensaios nas instalações da elétrica de Cabo Verde, nas Ilhas de São Vicente e de Santiago. A inauguração realizou-se hoje, no Mindelo, e contou com a presença de membros do Conselho de Administração e Directores da ELECTRA.

Este projeto, financiado pelo Banco Europeu de Investimento, tem como principais objetivos desenvolver os recursos e as competências da ELECTRA, não só através do fornecimento de equipamentos e tecnologia de ponta, mas também da qualificação dos seus recursos humanos. Os laboratórios de ensaio vão contribuir para melhorar a monitorização e análise dos elementos da rede, aumentando a sua fiabilidade, e contribuindo de forma determinante para a redução dos tempos de indisponibilidade da rede. Este investimento terá impacto esperado em todas as ilhas.

“Este projeto concretiza-se graças ao vasto know-how das equipas dos nossos centros de competências localizados em Portugal que, ao trabalharem em estreita colaboração com a EDP Internacional e com a ELECTRA, desenvolveram um pacote de formação abrangente e muito prático. Assegura-se, desta forma, que os formandos da ELECTRA adquirem a autonomia necessária para retirar o máximo potencial dos equipamentos inseridos nos laboratórios fornecidos, prestando um serviço de melhor qualidade e maior fiabilidade à população”, refere Fernando Silva, diretor da divisão Energy Management da Siemens Portugal.

Para o Conselho de Administração da ELECTRA, este projeto contribuirá de forma muito significativa designadamente para o programa de redução de perdas de electricidade em curso. Os laboratórios agora fornecidos pela Siemens permitirão aferir o correto funcionamento dos sistemas de contagem, permitindo a detecção de fraudes, assim como dos transformadores e sistemas de protecção, elementos muito importantes na transmissão e distribuição de energia. No limite, estas melhorias vão permitir reduzir as referidas perdas, otimizar a manutenção da rede, reduzindo custos.
Vão também contribuir para uma distribuição mais equitativa dos custos do sistema eléctrico, o que pode significar uma diminuição dos encargos que a população tem com a energia.

O desenvolvimento deste projeto contou com a colaboração e o trabalho de equipas de dois dos centros de competências que a Siemens tem localizados em Portugal, da área do transporte e distribuição de energia. A formação ministrada teve a duração de cinco semanas e a parceria estabelecida pela ELECTRA com a Siemens inclui a prestação de serviços de suporte durante os próximos três anos.

Os dois laboratórios de ensaio, instalados nas ilhas de São Vicente e de Santiago, contam com equipamentos para ensaio de sistemas de contagem, sistemas de proteção, transformadores de potência e resistência de sistemas de terras.

O fornecimento incluiu também outros equipamentos de medida de grandezas elétricas. Estes equipamentos estão preparados para receber a certificação necessária e permitir a acreditação formal dos equipamentos de medida instalados na rede da ELECTRA.

A melhoria contínua das competências na área da energia em Cabo Verde assume-se como crucial para o desenvolvimento económico e social do arquipélago, visto que as ilhas habitadas possuem cerca de 540 mil residentes e a população está a crescer a uma média de 1,8% ao ano – não esquecendo também o aumento significativo do
turismo nas ilhas.

A Siemens em Cabo Verde

“A Siemens quer reforçar a sua presença em Cabo Verde através de projectos inovadores, com soluções tecnológicas que tenham impacto significativo no crescimento económico e desenvolvimento social do arquipélago” disse Pedro Pires
de Miranda, Presidente Executivo da Siemens Portugal.

A empresa conta já com vários projetos em Cabo Verde, nomeadamente o fornecimento de tecnologia para três centrais de produção de energia a diesel, situadas nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau e Fogo.

Adicionalmente, a Siemens entregou à ELECTRA um estudo sobre a estabilidade e possível evolução da rede de energia, permitindo definir de forma mais específica qual o desenvolvimento da rede e dos sistemas de geração de energia (convencional e renovável) em três das nove ilhas habitadas (Santiago, São Vicente e Sal), tendo como base um software de simulação para o planeamento de redes energéticas. Esta iniciativa pretende contribuir para que a ELECTRA adquira um conhecimento crescente sobre a produção de energia e consiga fazer um balanceamento mais eficaz das fontes de energia renováveis, melhorando a qualidade e a continuidade do serviço prestado em Cabo Verde.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com