Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Porto de Cuxhaven mais verde com tecnologia Siemens

Empresa constrói sistema de fornecimento de energia para navios em terra

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017


  • Sistema Siemens reduz poluição do ar e ruído

  • Navios ancorados deixam de recorrer a geradores a diesel

  • Siharbor entrará em operação até abril de 2018

A Siemens vai construir um sistema de fornecimento de energia em terra para o porto de Cuxhaven, localizado no norte da Alemanha. O operador de rede regional EWE Netz GmbH encomendou à Siemens os principais componentes de um sistema Siharbor, que inclui o posto de transformação completo e o sistema de alimentação por cabo para navios ro-ro 1.

Com uma potência de 630 quilowatts (kW), a instalação fornecerá energia elétrica aos navios enquanto estão atracados no porto. Deste modo, os navios podem desligar os seus geradores a diesel, o que diminuirá significativamente tanto a emissão de gases de escape como a poluição sonora.

O cais está localizado ao lado da nova fábrica de turbinas eólicas operada pela Siemens Gamesa, que no futuro será o principal utilizador da nova instalação, uma vez que envia componentes de turbinas eólicas para a fábrica irmã em Hull, no Reino Unido. Espera-se que o sistema Siharbor entre em operação até abril de 2018.

“A construção do sistema de fornecimento de energia em terra permitirá uma redução significativa das emissões poluentes do ar, tais como óxidos de nitrogénio e de enxofre, poeiras finas e dióxidos de carbono. O sistema também diminuirá a poluição sonora, beneficiando assim todo o meio circundante. Reduzir as emissões de poluentes do tráfego marítimo é uma das grandes preocupações nas cidades portuárias em todo o mundo. E claro que Portugal e algumas das suas cidades costeiras não são excepção” disse Rui Leal, responsável de Vendas da divisão Energy Management da Siemens Portugal.

O sistema de fornecimento de energia em terra para Cuxhaven destina-se a navios ro-ro (Roll-on / Roll-off), ou seja, navios em que a carga é movimentada por veículos com rodas que facilitam a sua carga e descarga. O sistema é constituído por um posto de transformação e um sistema de alimentação por cabo móvel. O posto de transformação converte a tensão de 20 kV/50 Hz fornecida pela rede pública nos 440 V/60 Hz utilizados nos navios.

A encomenda inclui ainda a instalação de um quadro elétrico de média tensão 8DJH, bem como o sistema de distribuição principal BT Sivacon S8 e dois transformadores.

1 Navios Roll-On/Roll-Off - São navios em que a carga é rodada ou é carregada/descarregada a bordo em veículos ou plataformas equipadas com rodas.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com