Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Siemens lança competição tecnológica para estudantes portugueses

3.ª edição do prémio Geração SIMARIS Design

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018


  • Viagens a centro tecnológico da Siemens na Alemanha são alguns dos prémios a concurso

  • Estabelecimentos de ensino ganham versão profissional da aplicação

  • Inscrições a decorrer até dia 20 dezembro

A Siemens acaba de lançar a nova edição da sua competição de apoio ao ensino superior, o Geração SIMARIS Design. Este concurso insere-se numa lógica de preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, promoção das áreas com maior empregabilidade e dotar as instituições de ensino com a mais recente tecnologia, neste caso da área da energia.

O concurso nacional Geração SIMARIS Design incentiva os estudantes de engenharia eletrotécnica a desenvolver um projeto de eletricidade de um edifício, que lhes pode garantir uma viagem ao centro Totally Integrated Power da Siemens, na Alemanha. Aqui terão a oportunidade de conhecer a equipa que desenvolveu as aplicações SIMARIS. Os dois alunos da primeira equipa classificada ficarão automaticamente selecionados para fazerem estágios profissionais na Siemens.

Para além disso, todos os estabelecimentos de ensino superior que participem pela primeira vez no desafio receberão uma licença de utilização do SIMARIS Design na versão profissional.

“O empenho com que alunos e professores abraçam esta iniciativa é assinalável, o que só comprova a vitalidade e qualidade do ensino da engenharia nacional. Para além de termos acesso a uma bolsa de grandes talentos, com diversos participantes de edições anteriores a trabalhar na Siemens, somos todos os anos agradavelmente surpreendidos com as competências, as boas ideias e a excelente atitude dos estudantes portugueses, que abraçam este desafio com grande motivação”, afirmou Fernando Silva, director da divisão Energy Management da Siemens Portugal.

Para concorrer, os candidatos têm de ser alunos do ensino superior e ter, no seu plano curricular, disciplinas de projeto de instalações elétricas. Depois, basta formar um grupo constituído por dois alunos e um professor e apresentar um projeto que utilize as capacidades da aplicação SIMARIS Design. Esta aplicação dimensiona as instalações elétricas em todo o tipo de edifícios e infra-estruturas, exportando textos descritivos, mapas de equipamentos e esquemas elétricos.

As inscrições decorrem até 20 de dezembro, no site do Desafio Geração SIMARIS, onde já estão disponíveis todas as informações e o regulamento do concurso. Vão existir numa primeira fase duas qualificativas, sendo que o desafio final será a 28 de fevereiro de 2019, na sede da empresa em Alfragide.

As duas primeiras edições deste concurso contaram com a participação de 108 alunos e 17 professores, de 14 universidades de todo o país. Destes, mais de uma dezena de participantes estão atualmente a estagiar ou a trabalhar na Siemens ou a trabalhar em projetistas.

Através deste desafio, a Siemens Portugal, ambiciona contribuir para uma ainda melhor formação dos estudantes e reconhecer jovens talentos da engenharia nacional, preparando-os para os desafios do futuro. O sucesso deste programa já o levou a ser considerado uma melhor prática pela Siemens AG, tendo também sido replicado em Espanha.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com