Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

A RENFE adjudicou à Siemens o fornecimento de mais 10 comboios de alta velocidade Velaro®, passando para 26 o número total de unidades encomendadas.


sexta-feira, 9 de abril de 2004

A Companhia de Caminhos de Ferro Espanhola (RENFE) adjudicou à Siemens o fornecimento de mais dez comboios de Alta Velocidade, que vieram juntar-se aos 16 já anteriormente encomendados para a linha Madrid-Barcelona. Dos 430 milhões de Euros (valor total da encomenda) cerca de 240 milhões destinam-se à aquisição dos 10 comboios e 190 milhões é o valor da manutenção para um período de 14 anos.

O Velaro® para Espanha (Velaro E) foi construído a partir do ICE ® 3 da DB - Caminhos de Ferro Alemães, que é actualmente o comboio mais rápido do mundo em serviço comercial.
"A repetição deste sucesso em Espanha confirma que o nosso conceito de comboio aponta o caminho futuro da Alta Velocidade tanto na Europa como no resto do mundo", disse Hans. M. Schabert, Presidente Mundial da Siemens Transportation Sytems.
O ICE 3 encontra-se neste momento em pleno funcionamento na Alemanha, na Holanda, na Bélgica e na Suiça . "Por estes motivos ", continuou Schabert, " a Siemens possui a competência técnica para desenhar o futuro do transporte ferroviário internacional de Alta Velocidade".
Recorde-se que em 2001 a RENFE encomendou à Siemens 16 comboios de Alta Velocidade Velaro ® E para a linha Madrid-Barcelona, com 625 km, com vista a um tempo de viagem inferior a duas horas e meia. Construído para uma velocidade comercial máxima de 350 km/h, o Velaro ® oferece os mais elevados índices de conforto e segurança aos passageiros.
Esta encomenda vem reforçar o posicionamento da Siemens TS como parceiro de referência no fornecimento de soluções globais para a Alta Velocidade, onde além do material circulante fornece todo o tipo de infraestruturas de energia, automação e sinalização, tendo em conta os requisitos europeus de interoperabilidade entre as diferentes redes nacionais.

O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. Na qualidade de único fornecedor de origem e integrador de sistemas, o grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para transportes públicos, serviço regional e de via principal. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de serviços orientados para o futuro complementam a nossa carteira de serviços. No exercício de 2003 (que terminou em 30 de Setembro), o OG TS gerou vendas de 4,7 biliões de euros, contando com cerca de 17.700 colaboradores em todo o mundo.
Para mais informações sobre o OG TS, consulte o site www.siemens.com/ts