Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

"A mobilidade é um dos maiores desafios do século XXI"

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Especialistas em transportes reuniram-se na Finlândia num encontro que elegeu a protecção ambiental e a eficiência energética como temas chave - A Siemens Transportation Systems, como um dos líderes mundiais nesta área, apresentou as suas propostas mais inovadoras e "amigas do ambiente"

Protecção ambiental e eficiência energética foram os temas chave do 57º Congresso e Exposição Mundial da UITP (International Association of Public Transport), que este ano decorreu em Helsínquia, na Finlândia. A Siemens Transportation Systems (TS), em linha com as grandes questões levantadas neste encontro de especialistas mundiais na área dos transportes, reforçou a importância das suas soluções de mobilidade "amigas do ambiente" na planificação e desenvolvimento sustentado das cidades. Os sistemas ferroviários da Siemens sao eficientes do ponto de vista ambiental, consomem menos energia e, por isso, promovem uma diminuição nas emissões de CO2.

"A mobilidade é um dos maiores desafios do século XXI", afirmou Hans M. Schabertt, presidente da Siemens TS. "Uma rede de transportes apelativa e inserida num plano de desenvolvimento sustentado contribui de forma decisiva para uma melhoria da qualidade de vida das grandes urbes e para a diminuição do impacto negativo das alterações atmosféricas. Um vasto conjunto de soluções inovadoras e eficientes do ponto de vista ambiental, que promovem o conceito de Mobilidade Integrada, tornam a Siemens TS um fornecedor com capacidade para responder com eficiência a todas as exigências de tráfego ferroviário".

As mega-tendências da sociedade apontam para grandes alterações demográficas e urbanísticas. A avaliar pelo ritmo de crescimento actual, o mundo será habitado por mais de 7 biliões de pessoas em 2015 e calcula-se que, este ano, o número de indivíduos que vive nas cidades já será superior aos que vivem em zonas rurais. Estima-se que, em 2030, 60% da população habite em meios urbanos. Como consequência deste aumento populacional nas cidades, as exigências a nível de mobilidade serão cada vez maiores e irão trazer grandes desafios aos transportes públicos. Para além do mais, o aumento da esperança média de vida irá exigir que estes sejam mais rápidos, acessíveis e confortáveis.

George M.Hazel, co-autor de um estudo de âmbito mundial levado a cabo pela Siemens no início deste ano sobre Mobilidade, afirma: "Os transportes estão a tornar-se o mais importante desafio para as grandes cidades mundiais. Segundo os decisores das mega cidades que participaram neste estudo, este será o sector mais relevante para determinar a competitividade de qualquer cidade no futuro e tornar-se-á uma prioridade máxima em matéria de investimentos".

Compatibilidade AmbientalVeículos ferroviários com 94% de material reciclável O metro de Bangkok, a ligação ferroviária ao Aeroporto de Kuala Lumpur e a linha de Alta Velocidade no sul da Holanda são alguns exemplos de projectos implementados pela Siemens TS, que consolidaram a sua posição como um dos três maiores fornecedores do mundo em matéria de soluções globais de transporte. No Congresso da UITP, a Siemens TS apresentou ainda a solução de Metro que forneceu à Oslo Spoveier, empresa de transportes públicos que opera na capital norueguesa, como exemplo de que a protecção ambiental e a eficiência energética são preocupações constantes dentro Grupo Siemens. Os veículos adquiridos pela empresa norueguesa Oslo Spoveier apresentam uma quota de 94% de material reciclável, o que os torna mais "amigos do ambiente" do que as outras soluções existentes no mercado internacional. Um estudo efectuado no âmbito deste projecto revelou ainda que estes veículos vão permitir uma poupança de energia de cerca de 30% quando comparadoscom soluções anteriores, sendo que esta redução de gastos de energia resulta em menos danos para o ambiente. Além disso, os veículos desenvolvidos pela Siemens TS para esta empresa norueguesa emitem apenas duas gramas de CO2 por quilómetro e o sistema que os integra está certificado ambientalmente, segundo a norma de qualidade ISO 14040.

Mais destaques e imagens da participação da Siemens na UITP 2007 em www.siemens.com/ts (Press)

O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. Na qualidade de único fornecedor de origem e integrador de sistemas, o grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para transportes públicos, serviço regional e de via principal. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de serviços orientados para o futuro complementam a nossa carteira de serviços. Para mais informações sobre o OG TS, consulte o site www.siemens.com/ts