Siemens instala primeira autoestrada elétrica nos EUA
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Zero emissões - camiões elétricos alimentados por cabos aéreos diminuem poluição do ar na solarenga Califórnia
Projeto terá impacto positivo no ambiente de um popular destino de férias
Trajeto de teste perto dos maiores portos dos EUA: Los Angeles e Long Beach
A solarenga Califórnia foi o cenário escolhido para a implementação da primeira autoestrada elétrica dos Estados Unidos da América, o que terá um forte impacto na redução das emissões de dióxido de carbono neste popular destino de férias de Verão. O Distrito de Gestão da Qualidade do Ar da Costa Sul (SCAQMD) acaba de dar luz verde à Siemens para instalar, para fins de teste, um sistema de autoestrada eletrificada (e-highway)perto dos maiores portos do país: Los Angeles e Long Beach.
A 'e-highway' da Siemens eletrificará as autoestradas selecionadas através de um sistema de cabos aéreos. Desta forma, os camiões podem ser alimentados a eletricidade tal como os elétricos. Em cooperação com o grupo Volvo e a sua marca Mack, a Siemens está a desenvolver um veículo de demonstração para o projeto. A empresa está também a cooperar com empresas locais de camiões na Califórnia, cujos veículos também farão parte do teste.
A infraestrutura de cabos aéreos será instalada nos dois sentidos de circulação em Carson(Califórnia), perto de Los Angeles. O início do projeto, que terá a duração de um ano, está agendado para julho de 2015. Durante a fase de teste, até quatro camiões irão percorrer o trajeto todos os dias em ambas as direções. Os camiões elétricos - ´e-camiões´ - estão equipados com um sistema de acionamento híbrido e coletores inteligentes de corrente. Quando alimentados pelos cabos aéreos, os camiões não produzem emissões dedióxido de carbono. Em estradas sem cabos aéreos, os veículos recorrem a um sistema de acionamento híbrido que pode ser alimentado por diesel, gás natural comprimido, bateria ou outras fontes de energia. O coletor de corrente permite aos veículos fazer ultrapassagens e automaticamente acoplar e desacoplar a velocidades de até 90 km por hora.
Eficácia ambiental e Ecológica
O conceito de 'e-highway' é particularmente eficaz do ponto de vista ambiental e económico em vias de transporte de mercadorias de tráfego muito intenso, mas relativamente curtas, como, por exemplo, entre portos, parques industriais, centros de distribuição e terminais de transbordo de cargas. Os portos de Los Angeles e de Long Beach pretendem uma solução de emissão zero ("Zero Emission I-710 Project") para uma seção da Interstate I-710 com cerca de 35.000 serviços de vaivém por dia. A intenção é criar um "corredor de emissão zero" para o tráfego de transporte de mercadorias entre os dois portos marítimos e os centros de transbordo ferroviário, localizados a cerca de 30 km de distância. Esta solução ajudará a aliviar a pressão sobre o meio ambiente numa região fortemente afetada por poluição atmosférica (smog). O objetivo é eliminar completamente as emissões locais, diminuir a utilização de combustíveis fósseis, reduzir os custos operacionais e estabelecer uma base que permita a futura utilização comercial do sistema.
Rita Silva
ritas.silva@siemens.com