Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Combino MST Siemens já em produção


terça-feira, 6 de julho de 2004

Ao contrário do que foi noticiado, a Siemens confirma que não existem quaisquer conversações ou "pedidos de ajuda" com outros fabricantes mundiais sobre o Combino MST, esclarecendo o seguinte:

Esclarecimento da Siemens

O material circulante que será fornecido para o Metro Sul do Tejo é a solução Combino MST, produzida pela Siemens, estando fora de causa a sua substituição por qualquer outro produto de outro fabricante.
Trata-se de uma versão "up-grade", já apresentada e aprovada pela Concessionária e pelo Concedente, na sequência da obrigação contratual de propor eventuais melhorias tecnológicas surgidas após o contrato e antes do início do fabrico dos veículos. A Siemens confirma a entrega atempada para o início da concessão, estando os componentes do veículo já a ser produzidos na Alemanha e na Áustria.

A versão do Combino MST "up-grade" resulta de uma evolução natural da plataforma Combino, que irá beneficiar a sua operação, de acordo com o ciclo de vida acordado. Foram introduzidas melhorias nos veículos que vêm solucionar os indícios de potenciais problemas detectados noutros veículos do mesmo género já em exploração. O Combino MST pôde incorporar tais melhorias, dado que as soluções surgiram antes do início do seu fabrico.

A Siemens continua a ser a única empresa do sector ferroviário empenhada em investir em Portugal. Com provas claras dadas da sua capacidade técnica local e dos seus esforços já concretizados de alto Valor Acrescentado Nacional.