Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Combino vai circular entre Valência e Alicante

COMBINO® , solução “Tram” da Siemens

segunda-feira, 25 de agosto de 2003

A Siemens Transportation Systems (TS) vai fornecer os primeiros veículos Combino de piso rebaixado para Espanha. A Autoridade de Transportes Públicos da região de Valência, a Ferrocarrils de la Generalitat Valenciana (FGV), encomendou dez veículos que irão circular em Valencia e Alicante. O valor da encomenda ronda os 27 milhões de euros e inclui um pacote de peças de reserva e uma opção para mais 16 Combinos.

Com um comprimento de 31.5 metros, e uma largura de 2.4 metros, estes veículos Combino de cinco secções e de bitola métrica têm capacidade para acomodar 246 passageiros (53 lugares sentados e 193 em pé) e estão equipados com ar-condicionado. O Combino foi a solução escolhida pela FGV para modernizar a sua frota de transportes urbanos cada vez mais procurada, e vai circular nas cidades de Valência e Alicante, incluindo a marginal de Alicante junto ao mar.

O Combino bidireccional para a FGV dispõe de duas mesas de condução, cinco portas duplas e uma porta simples de cada lado. O primeiro veículo será entregue em Janeiro de 2005 e em Junho do mesmo ano deverão estar entregues ao cliente as 10 unidades encomendadas. Estes veículos serão integralmente montados na fábrica da Siemens TS em Krefeld-Uerdingen (Alemanha).

Com uma encomenda de 603 veículos até ao momento, o Combino da Siemens é o veículo modular de piso rebaixado com maior sucesso a nível mundial. Valência vem agora juntar-se a um total de 17 cidades, em três continentes, que optaram pelo Combino.
Depois do Metro Sul do Tejo, onde a Siemens TS se encontra a desenvolver um projecto chave-na-mão, Valência será a segunda cidade da Península Ibérica que terá o Combino em circulação.
Com base na plataforma deste veículo, a Siemens TS desenvolveu ainda o "Tram Train" Avanto, cujo sucesso é igualmente comprovado pelas encomendas para cidades como Paris, Houston e San Diego, com propostas pendentes para muitas outras. Esta será a solução a propôr pela Siemens TS para as extensões suburbanas do Metro do Porto, recentemente anunciadas.

O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. Na qualidade de único fornecedor de origem e integrador de sistemas, o grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para transportes públicos, serviço regional e de via principal. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de serviços orientados para o futuro complementam a nossa carteira de serviços. No exercício de 2002 (que terminou em 30 de Setembro), o OG TS gerou vendas de 4,4 biliões de euros, contando com cerca de 17.100 colaboradores em todo o mundo.