Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Comboio de Alta velocidade da Siemens ganha prémio internacional

terça-feira, 18 de agosto de 2015

  • Velaro - ganha na categoria Design de Produto 2015

  • Júri reconheceu o estilo consistente no interior e exterior

  • Primeiro comboio a cumprir todos os requisitos de acessibilidade

A família de comboios Velaro acaba de ganhar o cobiçado prémio de design "Red Dot" de qualidade. Este tão almejado prémio internacional representa o reconhecimento do conceito de plataforma para comboios de alta velocidade que pode ser usado para configurar diferentes tipos de comboios. O Velaro combina design estético e elevado nível de funcionalidade resultando numa requintada demostração da alta tecnologia dos comboios de alta velocidade

O júri reconheceu o estilo consistente em todo o interior e exterior da nova plataforma Velaro. Em detalhe, isto representa estruturas e componentes claramente definidos, articulações projetadas com intervalos mínimos, sem fixações visíveis, sempre que tecnicamente viável, e uma funcionalidade particularmente ergonómica para componentes com mais requisitos de acessibilidade e facilidade de utilização. Foi colocada especial ênfase nos aspetos materiais e na
qualidade de fabrico do interior do comboio, o que se traduz no cumprimento das expectativas dos passageiros no que respeita ao conforto.

O Velaro é o primeiro comboio de alta velocidade a cumprir a especificação de interoperabilidade europeia "TSI PRM". Esta especificação define parâmetros e requisitos para a construção e montagem de veículos ferroviários e infraestruturas ferroviárias sem barreiras.

Este comboio combina tecnologia de ponta e design contemporâneo. A velocidades que podem alcançar os 400 km/h, a segurança dos passageiros é garantida por complexos sistemas de absorção de impacto. Adicionalmente, no desenho deste comboio foi dada particular atenção ao impacto ambiental - consome cerca de 20 por cento menor energia e é reciclável a 97% Devido ao conceito de construção modular o interior pode ser facilmente adaptado.

Utilizadores de cadeiras de rodas podem alcançar facilmente os seus lugares, com segurança e conforto, devido às entradas, saídas e corredores mais largos. O acesso às carruagens restaurante é mais fácil graças ao uso de corredores entre carruagens mais largos. Elevadores especiais permitem que os utilizadores de cadeira de rodas consigam entrar no comboio sem ajuda externa, diretamente da plataforma.

O comboio também está em plena conformidade com os requisitos da TSI PRM para deficientes visuais, por exemplo, proporcionando um forte contraste em corrimões e introduzindo sistemas de direção claros. Em 2015, empresas e designers de 56 países participaram com um total de 4928 produtos.


Rita  Silva 

 ritas.silva@siemens.com