Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Comissão Europeia promove mobilidade eléctrica com equipamentos desenvolvidos pela Siemens

Projecto Green eMotion será implementado no espaço europeu durante quatro anos

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Um conjunto de postos de carregamento Siemens para veículos eléctricos foi inaugurado recentemente pela Comissão Europeia junto aos departamentos dos transportes e da energia daquela instituição. Os postos serão utilizados como símbolos do projecto Green eMotion, que promove a sensibilização para o tópico da mobilidade eléctrica, e que irá percorrer a Europa até 2015. A cerimónia, que contou com a presença do vice-presidente da União Europeia, visou intensificar o recurso à mobilidade eléctrica no espaço europeu.

A inauguração dos postos de carregamento de veículos eléctricos decorreu no âmbito de uma conferência do projecto Green eMotion, organizada durante a Semana da Sustentabilidade da União Europeia, com o objectivo de demonstrar aos diferentes públicos a importância da mobilidade eléctrica presente já em 12 países europeus.

Os temas altos da conferência foram a criação e desenvolvimento de um mercado europeu para a mobilidade eléctrica e as respectivas estratégias para implementação do projecto nas cidades. A instalação destes postos de carregamento é essencial para o sucesso da introdução da mobilidade eléctrica uma vez que dão a conhecer os equipamentos e consequentemente aumentam a consciência global para a realidade deste tema.

O comissário Oettinger, responsável pela energia na União Europeia, referiu que é uma mais valia apostar na mobilidade eléctrica referindo a importância que as futuras redes inteligentes poderão vir a ter nesta área, na qual a Siemens está cada vez mais presente. “O uso em grande escala dos veículos eléctricos irá oferecer oportunidades de armazenamento de energia e constitui em simultâneo uma fonte de alimentação. Poderá vir a ser uma parte importante nas futuras redes inteligente,” mencionou.

Siemens Portugal parceira do Mobi-E

A Siemens Portugal está igualmente focada no desenvolvimento da mobilidade eléctrica, actuando como membro do Mobi-E, o programa português que promove a mobilidade eléctrica e é responsável pela implementação de uma rede piloto que conta com 1350 postos de carregamento normais e rápidos distribuídos por todo o país.

Sobre o Green eMotion

O Green eMotion é um projecto, em grande escala, de demonstração europeia de Mobilidade Eléctrica que foi lançado em simultâneo com a iniciativa European Union’s Green Cars e que congrega 43 parceiros dos sectores da indústria e energia, fabricantes de veículos eléctricos, municípios, e também universidades e instituições de investigação.Este projecto abrange ainda o desenvolvimento de redes inteligentes, bem como de diferentes tipos de veículos eléctricos e conceitos de urbanização. Com uma duração prevista de quatro anos, o Green eMotion arrancou em Março de 2011, com um orçamento total de €42 milhões, €24 dos quais financiados pela Comissão Europeia.

O sector Infrastructure & Cities (Munique, Alemanha) da Siemens, que conta com cerca 87.000 colaboradores, oferece tecnologias sustentáveis para as grandes áreas metropolitanas e as suas infra-estruturas. A gama de produtos e soluções abrange mobilidade integrada, tecnologias para edifícios e segurança, distribuição de energia, aplicações de redes eléctricas inteligentes e de média e baixa tensão. O sector é constituído pelas Divisões Rail Systems, Mobility & Logistics, Low & Medium Voltage, Smart Grid, Building Technologies e pela Osram AG. Para mais informações visite http://www.siemens.com/infrastructure-cities

A Mobility & Logistics Division (Munique, Alemanha) da Siemens disponibiliza soluções a clientes cujo negócio visa a optimização do transporte de passageiros e mercadorias. A Divisão combina todas as actividades da Siemens relacionadas com a gestão de tráfego, transporte e logística internacionais. Isto inclui a automação do tráfego ferroviário, logística de infra-estruturas, sistemas de tráfego e transporte inteligentes e tecnologias para o desenvolvimento das infra-estruturas para a mobilidade eléctrica. Para mais informações visite http://www.siemens.com/mobility-logistics

Sobre a Siemens S.A.

A Siemens está em Portugal há mais de 105 anos, sendo líder no fornecimento de soluções de engenharia nos sectores de Indústria, Energia, Saúde e Infra-estruturas & Cidades. Com cerca de 2000 colaboradores, duas unidades de produção e numerosas parcerias com o meio académico, a empresa desempenha um papel activo no desenvolvimento económico do país. A Siemens Portugal detém centros de competência mundiais paraactividades como produção de energia, transmissão e distribuição, terminais aeroportuários modulares, sistemas de tratamento de bagagens, contabilidade, Recursos Humanos, Procurement, serviços financeiros e Governance.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com