Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

ELL continua a apostar na aquisição de locomotivas Vectron à Siemens

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

  • Contrato adicional para aquisição de mais 50 locomotivas Vectron

  • ELL passará a deter uma frota com 100 locomotivas Siemens

  • 35 Milhões de quilómetros já percorridos por locomotivas Vectron

A Siemens e a empresa European Locomotive Leasing (ELL), um fornecedor de soluções de aluguer de locomotivas, acabam de assinar um novo contrato para o fornecimento de mais 50 locomotivas Vectron.

O primeiro contrato entre as duas empresas realizou-se em 2014, para o fornecimento de uma frota de 50 locomotivas, as quais já estão entregues. A entrega das primeiras locomotivas ao abrigo do novo contrato está prevista já para 2016.

"Estamos a criar valor acrescentado para os nossos clientes ao fornecer locomotivas elétricas de corrente alternada (AC) e multitensão, com tecnologia de ponta e máxima fiabilidade. Com esta encomenda de mais 50 locomotivas podemos dar o apoio necessário para o desenvolvimento dos nossos clientes em novos mercados", disse Christoph Katzensteiner, CEO e fundador da ELL.

"O novo contrato com a ELL prova o excelente desempenho e fiabilidade das nossas locomotivas Vectron. Devido à flexibilidade da plataforma Vectron, a ELL pode encomendar variantes técnicas adaptadas ao serviço específico transfronteiriço na Europa", explica Jochen Eickholt, CEO da área de negócio Mobility da Siemens.

As locomotivas Vectron serão utilizadas tanto para o transporte de mercadorias como para o transporte de passageiros. As primeiras unidades Vectron a entregar ao abrigo deste novo contrato destinam-se ao tráfego transfronteiriço entre a Roménia e os Países Baixos, ao longo do corredor ocidental que vai dos Países Baixos para a Itália e da Alemanha para a Roménia atravessando a Áustria e a Hungria. Também serão utilizadas para o transporte ferroviário na Alemanha, Áustria e Hungria.

Além das variantes já encomendadas, o novo contrato também permite à ELL a encomenda de locomotivas específicas para o corredor ferroviária que vai até à Escandinávia. Adicionalmente aos sistemas de sinalização nacionais, todas as locomotivas estão equipadas com o sistema europeu de sinalização ferroviária (ETCS). A potência máxima das locomotivas é de 6.400 KW e a sua velocidade máxima atinge os 200 km/h. O contrato inclui ainda uma opção para locomotivas elétricas com módulos diesel.

A frota Vectron da Siemens já percorreu mais de 35 milhões de quilómetros em serviço. As locomotivas estão homologadas para operarem na Alemanha, Bulgária, Itália, Croácia, Noruega, Áustria, Polónia, Roménia, Suécia, Eslováquia, Eslovénia, República Checa, Hungria e Turquia.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com