Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Itália: operador ferroviário privado adquire cinco locomotivas multi-sistema


terça-feira, 8 de agosto de 2006

A Siemens Dispolok1 GmbH vendeu cinco locomotivas multi-sistema à empresa ferroviária privada italiana Rail Traction Company (RTC). Antes de serem adquiridas, as locomotivas estiveram alugadas por um período de dois anos à Siemens Dispolok, a qual continuará responsável pela sua manutenção. Ainda durante esse período, e com o objectivo de assinalar a vitória de Itália no Campeonato do Mundo de Futebol, a Siemens Dispolok decorou uma das locomotivas agora vendidas à RTC com uma imagem alusiva a esse feito da 'squadra azurra'.

Em simultâneo com a opção de compra agora exercida, a RTC procedeu ao aluguer de mais três locomotivas para o reforço da sua frota.

Para Walter Breinl, responsável técnico da Siemens Dispolok GmbH, a aquisição das unidades, já em uso, e este novo contrato de aluguer são o reflexo da satisfação dos clientes com este serviço disponibilizado pela Siemens. "Estas locomotivas têm dado provas da sua eficiência nas operações diárias que realizam, sendo por isso uma opção fiável para assegurar a qualidade dos serviços prestados", acrescentou Giuseppe Sciarrone, director da RTC.

As locomotivas multi-sistema agora adquiridas, as quais se encontram ao serviço da RTC desde 2005 nas operações trans-fronteiriças entre Verona e Munique, vêm eliminar as barreiras colocadas pelas diferenças de tensão de alimentação que se verificam na Europa, deixando por isso de ser necessário parar na fronteira para trocar de locomotiva. Por esse motivo, os tempos de viagem são susbtancialmente reduzidos e o transporte ferroviário ganha competitividade.
Neste caso concreto tem-se assistido a uma transferência significativa do tráfego de mercadorias do modo rodoviário para o ferroviário.

1 Dispolok: Empresa do Universo Siemens cuja actividade se baseia no aluguer/leasing de locomotivas de alta performance para o transporte de mercadorias e de passageiros. Os contratos de aluguer podem incluir financiamento, inspecções, peças de reserva, locomotivas de substituição, seguro e assistência 24H. Está ainda prevista a opção de compra das locomotivas alugadas .

O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. Na qualidade de único fornecedor de origem e integrador de sistemas, o grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para transportes públicos, serviço regional e de via principal. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de serviços orientados para o futuro complementam a nossa carteira de serviços. No exercício de 2005 (que terminou em 30 de Setembro), o OG TS gerou vendas de 4,2 mil milhões de euros, contando com cerca de 18.400 colaboradores em todo o mundo. Para mais informações sobre o OG TS, consulte o site www.siemens.com/ts