Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

O tram-train Avanto de Paris passou no 'crash test' actualmente mais exigente, e é o primeiro veículo de metro ligeiro a cumprir os requisitos máximos de segurança passiva.


terça-feira, 30 de março de 2004

A norma de segurança DIN 5560 exige uma colisão com um veículo pesado às velocidades de 8 km/h e 25 km/h, e os "anti-climber" bem como o dispositivo de absorção de choque frontal devem garantir que daí apenas resultam danos mínimos, quer na cabine do condutor quer no compartimento dos passageiros.

Os testes decorreram no EURAILTEST, em Vitry, nos arredores de Paris, e alguns dos requisitos de segurança passiva exigidos foram largamente ultrapassados.
O Avanto é assim o primeiro veículo de metro ligeiro existente no mercado a cumprir as exigências mais apertadas desta norma, deixando atrás de si todos os veículos concorrentes.
Recorde-se que em Julho de 2002 a Siemens Transportation Systems recebeu da SNCF (Caminhos de Ferro Franceses) uma encomenda de 15 unidades do Tram-Train Avanto com opção para mais 20.
O Avanto irá circular ao longo de oito quilómetros, ligando Paris às duas àreas suburbanas de Aulnay e Bondy, já a partir de 2005.


O sucesso desta solução Tram-Train é igualmente comprovado pelas encomendas para cidades como San Diego e Houston (nesta já em funcionamento desde o início do ano) e é a solução proposta pela Siemens TS para as extensões suburbanas do Metro do Porto. Em caso de encomenda, o Avanto para o Porto será já montado em Portugal.

O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. Na qualidade de único fornecedor de origem e integrador de sistemas, o grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para transportes públicos, serviços regionais e de vias principais. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de serviços orientados para o futuro complementam a nossa carteira de serviços. No exercício de 2003 (que terminou a 30 de Setembro), o OG TS gerou vendas de 4,7 biliões de euros, contando com cerca de 17.700 colaboradores em todo o mundo.


Tsequipa Editorial 

 TSequipaeditorial@siemens.com