Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Salvador Caetano e Siemens desenvolvem primeiro autocarro 100% elétrico para aeroportos

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tecnologia inovadora prolonga circulação de autocarros Diesel em fim de vida exclusivos para aeroporto




  • A Salvador Caetano Indústria, em estreita parceria com a Siemens, vai apresentar oprimeiro autocarro totalmente elétrico desenvolvido para uso exclusivo nos aeroportos detodo o mundo.

  • O autocarro convertido em elétrico estará em exibição pela primeira vez na Inter Airport Europe, aprincipal feira internacional para o setor de aeroportos, que tem lugar de 8 a 11 de outubro, emMunique, na Alemanha.

O autocarro convertido em elétrico estará em exibição pela primeira vez na Inter Airport Europe, aprincipal feira internacional para o setor de aeroportos, que tem lugar de 8 a 11 de outubro, emMunique, na Alemanha.

Esta solução inovadora de reciclagem e reutilização de autocarros responde aos requisitos damobilidade sustentável, aplicada a aeroportos.

eCobus: Uma aposta de sustentabilidade para aeroportos

O eCobus poderá substituir em breve as cerca de 3000 unidades COBUS movidas a diesel quecirculam atualmente nos aeroportos de todo o mundo.

O primeiro autocarro exclusivo para aeroportos totalmente elétrico do mundo, que beneficia doknow-how da CaetanoBus no desenvolvimento e produção dos autocarros COBUS e da tecnologia daSiemens, com soluções para a mobilidade elétrica, permite reduzir aproximadamente 75% do custocom a fatura energética em relação aos autocarros movidos a diesel ou a gás, e diminuir as emissõesde CO2. Equipado com baterias de última geração e dotado de um sistema de armazenamento deenergia fiável e seguro, o eCobus permite ainda reduzir os custos de manutenção e alcançar as Zeroemissões diretas sem gerar ruído.

Mas além dos impactos ambientais associados a esta solução de mobilidade amiga do ambiente, aconversão de autocarros de aeroporto COBUS diesel em veículos com um sistema de tração 100%elétrico permite a renovação de veículos em final de ciclo de vida alargando o seu tempo deoperação em mais 10 anos, o que resulta num benefício financeiro para os operadores.

eCobus



Dados sobre o projeto:

Investimento:

- Cerca de 1 Milhão de Euros de investimento para o desenvolvimento do projeto.

- Projeto submetido ao SI & IDT do QREN, tendo obtido um apoio na ordem dos 40%.

Parceiros Tecnológicos:

- SIEMENS Portugal - responsável pelo desenvolvimento e adaptação do power train.

- INEGI - responsável pelo desenvolvimento de um modelo de dimensionamento dinâmico quepermita otimizar a conversão de cada modelo de veículo de aeroporto.

- COBUS Industries – responsável pela comercialização.

Outros:

- Nº de quadros técnicos das entidades afetos ao projeto: 31.

- Período de execução do projeto: 20 meses.

- Resultado do projeto: 1 protótipo funcional de veículo de aeroporto COBUS 3000, originalmentecom um propulsor diesel convertido para motorização 100% elétrica.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com