Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens dá energia a autocarros elétricos na Dinamarca

quarta-feira, 16 de maio de 2018


  • Empresa vai fornecer estações de carregamento de elevada potência

  • Autocarros permitem eliminar poluição sonora e emissões nocivas

  • Centro de competência, localizado em Portugal, tem contribuído para o desenvolvimento destes sistemas

A Siemens acaba de assinar um contrato-quadro com a Movia, a maior empresa de transportes públicos na Dinamarca, para fornecer estações de carregamento com pantógrafos 'top-down' para autocarros elétricos. Incluindo a cidade de Copenhaga, são quarenta e cinco os municípios que poderão vir a beneficiar deste contrato.

A Siemens fornecerá estações de carregamento de alta potência (HPC), com níveis de potência de até 450kW. O contrato de três anos inclui a instalação, comissionamento e o sistema de monitorização remoto da Siemens - eBus cloud. Trata-se de um dos maiores contratos-quadro para o negócio de eBus da empresa e inclui ainda um contrato de manutenção de seis anos.

O objetivo da Movia é disponibilizar um modo de transporte que possa contribuir para a redução de emissões poluentes e beneficie tanto cidades e empresas como os cidadãos. O acordo com a Siemens abre caminho à implementação de autocarros elétricos em toda a região abrangida, reduzindo, assim, o impacto ambiental e sonoro dos autocarros.

As estações HPC carregam as baterias dos autocarros durante as paragens regulares em apenas 4-6 minutos, para que os veículos possam funcionar o dia inteiro. Estas estações de carregamento são ideais para carreiras de alta frequência.

Siemens tem centro de competências para eBus em Portugal

No centro de competências localizado em Portugal, a Siemens desenvolve sistemas de carregamento e sistemas de potência e controlo a bordo, destinados a autocarros elétricos, vulgo eBus. Este centro é responsável tanto pela infraestrutura de carregamento, como pela tecnologia instalada a bordo dos veículos.

As interfaces integradas de bordo, desenvolvidas pelas equipas portuguesas, já estão a funcionar em veículos de grandes fabricantes de autocarros de todo o mundo.

Para além disso, a parceria firmada entre a Siemens e a CaetanoBuscontinua a dar os seus frutos e a promover a exportação portuguesa. Através dela, a Siemens já contribuiu para o fornecimento de vários autocarros elétricos para aplicação em aeroportos: 16 para Estugarda, oito para Vancouver, um para a Air China e seis para Genebra. No total, são cerca de trinta as unidades já em circulação ou em vias de entrarem ao serviço em três continentes.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com