Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens instala sistema sem condutor na linha 4 do Metro de Paris

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

  • Terceiro projeto de automação consecutivo para o Metro da capital
    francesa

  • Esta tecnologia reduz o tempo de viagem e o consumo de energia

  •  Início do serviço de passageiros previsto para 2020

O operador de transportes públicos RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) adjudicou à Siemens o fornecimento de sistemas de sinalização e de controlo operacional para as 27 estações da linha 4 do Metro de Paris, uma das mais movimentadas do sistema de metro da cidade. O funcionamento totalmente automático permite aumentar a capacidade de transporte em 20%, uma vez que os comboios passam a circular em intervalos mais curtos.

"A Siemens já equipou cerca de 300 quilómetros de ferrovia em todo o mundo com tecnologia de sinalização que permite o funcionamento totalmente automático, fazendo com que seja líder de mercado neste campo. A operação automática da
linha 4 permitirá um intervalo de apenas 85 segundos entre os comboios.
Simultaneamente, o controle automático reduzirá o consumo de energia até 15%", explica Jochen Eickholt, CEO da Siemens Mobility.
O valor total da encomenda ronda os 70 milhões de euros e o início do serviço de passageiros está previsto para 2020.

Para modernizar os doze quilómetros da Linha 4, a Siemens fornecerá o sistema de controlo automático de comboios Trainguard MT, que permite o funcionamento totalmente automático, sem condutor. Todos os movimentos dos comboios serão controlados e monitorizados pelo centro de operação e controlo, que também faz parte do fornecimento da   Siemens. Para além disso, serão instaladas portas de segurança especiais nas plataformas que proporcionarão segurança adicional nas 27 estações do Metro.

A Siemens e o Metro de Paris

Com cerca de 700 mil passageiros por dia, a Linha 4 do Metro de Paris é uma das mais movimentadas de toda a rede de transportes públicos da cidade. É também a ligação norte-sul mais importante da capital francesa uma vez que liga a estação de Porte de Clignancourt à futura estação de Bagneux. Ao longo do seu percurso faz paragens em três importantes estações ferroviárias de longa distância, sendo ainda a única linha com terminais de correspondência para todas as outras 16 linhas de transporte público.

Além da linha 4, a Siemens já equipou as linhas 14 e 1 para funcionar sem condutor. A linha 1 do metro é a linha metropolitana mais antiga e movimentada de Paris, ligando a cidade num eixo este-oeste, com 17 quilómetros de comprimento. Recentemente, a Siemens forneceu equipamentos e sistemas de sinalização para as linhas 3, 5 e 9.

Mais informações disponíveis aqui: www.siemens.com/press/PR2015110066PGEN


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com