Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Siemens apresenta respostas integradas para gestão do tráfego das cidades

terça-feira, 5 de março de 2013

  • A mobilidade é um dos principais fatores de competitividade das cidades

  • O trânsito consome a maior parte dos recursos económicos, com fortes impactos ambientais e sociais

  • Solução Siemens reduziu cerca de 20% do tráfego em Londres em apenas uma década, transformando a cidade num case study de sucesso

A gestão do tráfego e a falta de lugares de estacionamento são hoje dois dos maiores desafios das cidades. O trânsito consome grande parte dos recursos económicos no que respeita, quer ao gasto em combustíveis, quer à ligação direta com a produtividade das populações urbanas e tem impactos ambientais e sociais, uma vez que boas acessibilidades atraem pessoas e empresas. A procura de lugar de estacionamento é apontada como responsável por até 34% dos congestionamentos em grandes cidades, revelou estudo realizado pelo professor Donald Shoup, da Universidade da Califórnia.

Para responder a estes problemas e garantir o bom funcionamento dos fluxos de tráfego gerados no centro das cidades, a Siemens desenvolveu soluções de mobilidade integrada com benefícios muito concretos visíveis em várias metrópoles euro-peias. “A mobilidade é um aspeto fundamental quando se fala na competitividade das cidades, e por isso exige respostas integradas, nas quais a gestão de estacio-namento desempenha um papel estruturante”, referiu Frederico Rauter, responsável pela área de Road and City Mobility da Siemens, durante a 1ª Conferência de Mobilidade e Estacionamento promovida pela ANEPE - Associação Nacional das Empresas de Parques Estacionamento que decorreu dia 1 de Março, no auditório da Casa das Histórias – Paula Rego, em Cascais.

Soluções diferenciadas de estacionamento – para bancos e hotéis, sistemas mais complexos para aeroportos, portagens, centros de eventos ou centros comerciais ou soluções integradas para operadores profissionais de estacionamento – e que se encontram um pouco por todo o mundo, permitem às cidades respostas de mobilidade integrada, e consequentemente competitividade. Atualmente são mais de 100 mil os lugares de estacionamento monitorizados pela Siemens a nível mundial.

A mobilidade de Londres traduz o resultado da adopção de abordagens integradas. Medidas como a otimização das ligações por comboio entre áreas suburbanas e o centro da cidade, a adoção de uma frota de autocarros que inclui agora, pela pri-meira vez, veículos de tecnologia híbrida (fornecidos, também, pela Siemens), um sistema de indicação precisa da localização de veículo e informação aos passagei-ros em tempo real), e a implementação de um sistema de controlo de acessos ao centro resultaram na menor circulação de veículos no centro da cidade são algu-mas das medidas com maior impacto. Todas estas alterações conduziram à melho-ria da qualidade do ar, a uma redução de cerca de 20% no tráfego no centro da cidade, de 150 mil toneladas de emissões de CO2, ao aumento de 37% na fluidez de tráfego e à redução de 17% nos tempos de comutação entre modos de transporte.

O Setor Infrastructure & Cities da Siemens (Munique, Alemanha), que conta com cerca 90.000 colabora-dores, oferece tecnologias sustentáveis para as áreas metropolitanas e suas infra-estruturas. A gama de produtos abrange sistemas e soluções para a gestão de tráfego inteligente, transporte ferroviário, redes elétricas inteligentes, edifícios energeticamente eficientes, proteção e segurança. O Setor é constituído pelas Divisões Building Technologies, Low & Medium Voltage, Mobility & Logistics, Rail Systems e Smart Grid.
Para mais informações, visite http://www.siemens.com/infrastructure-cities

A divisão Mobility & Logistics (Munique, Alemanha) da Siemens é fornecedor líder internacional de tecno-logias integradas que permitem o transporte eficiente, seguro e amigo do ambiente de passageiros e merca-dorias. As áreas desta divisão abrangem automação de tráfego ferroviário, sistemas inteligentes de tráfego e transporte, soluções logísticas para aeroportos e serviços postais e de logística de encomendas. O porte-fólio da divisão combina inovações com um vasto know-how industrial em todos os seus produtos, serviços e soluções baseados em TI.
Para mais informações, visite http://www.siemens.com/mobility-logistics

Sobre a Siemens S.A.

A Siemens está em Portugal há mais de 105 anos, sendo líder no fornecimento de soluções de engenharia nos sectores de Indústria, Energia, Saúde e Infra-estruturas & Cidades. Com cerca de 2000 colaboradores, duas unidades de produção e numerosas parcerias com o meio académico, a empresa desempenha um papel activo no desenvolvimento económico do país. A Siemens Portugal detém centros de competência mundiais para actividades como produção de energia, transmissão e distribuição, terminais aeroportuários modulares, sistemas de tratamento de bagagens, contabilidade, Recursos Humanos, Procurement, serviços financeiros e Governance.


Salomé Faria 

 salome.faria@siemens.com