Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens assegura encomenda de 33 milhões de Euros para fornecimento de sistemas de sinalização e de equipamento ETCS para a nova linha entre Atenas e Corinto.


segunda-feira, 17 de novembro de 2003

A Siemens Transportation Systems recebeu uma encomenda da companhia de caminhos de ferro grega, ERGA OSE, para o fornecimento do equipamento técnico para uma nova linha em via dupla. Esta linha ligará Atenas a Kiato, passando por cima do famoso Canal Corinto, reduzindo o tempo de viagem de duas horas para 40 minutos.

A Siemens TS fornecerá os encravamentos electrónicos, os sistemas de controlo de tráfego, as caixas de manobra dos aparelhos de mudança de via (agulhas) e os contadores de eixo para os 110 km de via.


Esta encomenda contempla ainda a instalação de equipamentos de montagem exterior na linha para o novo European Train Control System (ETCS), nível 1, um sistema de protecção e controlo de velocidade.

Do valor total da encomenda (105 milhões de Euros), ganha em consórcio com a empresa de construção grega AKTOR ATE e com a alemã H.F. Wiebe GmbH & Co. KG, 33 milhões de Euros é o valor pertencente à TS.


Tomada a opção a nível Europeu por este sistema que visa a interoperabilidade dos diversos operadores ferroviários, também em Portugal se avizinham necessáriamente os primeiros passos no sentido da introdução do sistema ETCS na ferrovia Portuguesa. Na óptica da sinalização, deixarão assim de existir constrangimentos à realização de circulações transfronteiras.


O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. Na qualidade de único fornecedor de origem e integrador de sistemas, o grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para transportes públicos, serviço regional e de via principal. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de serviços orientados para o futuro complementam a nossa carteira de serviços. No exercício de 2002 (que terminou em 30 de Setembro), o OG TS gerou vendas de 4,4 biliões de euros, contando com cerca de 17.100 colaboradores em todo o mundo.