Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Siemens fornece 16 Tram-Train Avanto S70 para a cidade de Charlotte (EUA)


quinta-feira, 8 de abril de 2004

A cidade de Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, é a décima cidade dos EUA a optar por veículos de Metro Ligeiro Siemens e a terceira a escolher o Avanto S70.

A encomenda foi feita pela CATS (Charlotte Area Transit System) e os 16 veículos irão circular ao longo de um corredor com uma extensão total de 15 km e com o mesmo número de paragens. O primeiro veículo deverá ser entregue em Janeiro de 2006 e a Siemens poderá também vir a fornecer as infraestruturas de electrificação e sinalização.

"A Siemens congratula-se por ter sido escolhida pela CATS para fornecer estes 16 veículos e é um grande orgulho poder contribuir para o desenvolvimento económico e para o aumento da mobilidade da população de Charlotte" disse Oliver Hauck, CEO da Siemens Transportation Systems, Inc.

O Avanto S70 é um metro ligeiro de três secções, bi-direccional, com capacidade para 236 passageiros e uma velocidade máxima de 100 km/hora.
O piso 70% rebaixado facilita a acessibilidade dos passageiros com mobilidade reduzida, respeitando as exigências do "Americans with Disability Act" . A caixa é produzida com uma liga leve de elevada tensão de ruptura, coberta por fibra, um novo método de construção que permite uma maior eficiência estrutural que se traduz numa redução do consumo energético durante a operação.

Em termos de segurança, o Avanto é o primeiro veículo de metro ligeiro existente no mercado a cumprir os requisitos máximos de segurança passiva, depois de ter passado com êxito o "crash test" actualmente mais exigente, de acordo com a norma DIN 5560.

O sucesso desta solução Tram-Train é igualmente comprovado pelas encomendas para cidades como San Diego e Houston (nesta já em funcionamento desde o início do ano) e é a solução vendida para Paris e proposta pela Siemens para o Metro do Porto, na sua versão de cinco secções. Em caso de encomenda, o Avanto para o Porto será já montado em Portugal.

O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. Na qualidade de único fornecedor de origem e integrador de sistemas, o grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para transportes públicos, serviços regionais e de vias principais. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de serviços orientados para o futuro complementam a nossa carteira de serviços. No exercício de 2003 (que terminou a 30 de Setembro), o OG TS gerou vendas de 4,7 biliões de euros, contando com cerca de 17.700 colaboradores em todo o mundo.