Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens fornece a operador austríaco 200 comboios no valor de mil milhões de Euros

Mesmo modelo proposto para os concursos de serviços urbano e regional da CP

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O acordo prevê o fornecimento de 200 comboios de passageiros ao operador Austrian Federal Railways (ÖBB) durante os próximos cinco anos e contempla ainda a possibilidade da Siemens vir a ser responsável pela manutenção dos comboios encomendados.

No caso de todos os serviços incluídos no acordo virem a ser solicitados, o valor do contrato ascenderá a mil milhões de Euros.

É de salientar que o modelo seleccionado - o Desiro ML – é da mesma família dos que a Siemens apresentou nas propostas recentemente entregues à CP para fornecimento de comboios para os serviços urbano e regional.

Para Manuel Nunes, Director Geral da Siemens Mobility, “esta encomenda confirma a confiança de mais um operador nas soluções da Siemens e, claro, na elevada performance deste comboio em particular.  A acessibilidade é outra das mais valias deste comboio: “A entrada ao nível da plataforma das estações garante rapidez e segurança no acesso ao comboio”, conclui este responsável.

Desenhados para uma velocidade de 160 quilómetros por hora, estes comboios Desiro serão usados no serviço regional entre a Alemanha e a Áustria e serão construídos entre as fábricas de Viena (Áustria) e de Krefeld, na Alemanha. O acordo prevê a possibilidade de ser estendido pela ÖBB, após 2015.

Recentemente a ferroviária Belga SNCB/NMBS encomendou à Siemens 300 unidades deste comboio e a Rússia, através do operador RZD, também adquiriu 54 destes comboios para servir os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi. 

Este comboio utiliza um sistema de tracção optimizado que permite reduzir ainda mais o consumo de energia em comparação com os modelos anteriores. O design do comboio Desiro também prevê a utilização de materiais ecológicos, tais como tintas e matérias-primas dos interiores, fazendo com que estes comboios tenham uma excelente performance também do ponto de vista ambiental.

O motor utilizado na versão diesel deste comboio (também apresentada no concurso da CP) garante também elevado respeito ambiental, cumprindo os mais recentes requisitos, bem como o normativo actualmente em discussão e que entrará em vigor num futuro próximo. 


Industry Mobility