Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Siemens fornece tecnologia para novo sistema de portagens via satélite francês

Sistema permite cobrança exata de tarifas baseada em horas e distâncias

terça-feira, 31 de julho de 2012

O novo sistema de cobrança de portagens via satélite francês, que deverá entrar em funcionamento em 2013, será totalmente dotado de tecnologia Siemens e tem como objectivo garantir uma cobrança exata de tarifas baseada em horas e distâncias. A empresa foi escolhida pela Eurotoll e pela Total, dois dos maiores fabricantes de identificadores eletrónicos de França, para fornecer os equipamentos a instalar nos veículos e o sistema de deteção eletrónico.

Esta encomenda, no valor de 50 milhões de euros, faz parte do projeto Ecotaxe que prevê a introdução de portagens em estradas nacionais e em algumas vias secundárias francesas - como complemento às autoestradas, pontes e túneis já sujeitos a portagens – taxando os quilómetros percorridos por camiões com peso superior a 3,5 toneladas.

A tecnologia a instalar pela Siemens, que vai permitir a monitorização de uma rede rodoviária com cerca de 10.000 quilómetros, tem por base um sistema de cobrança via satélite que, em contraste com os sistemas de portagens convencionais por microondas, deteta de imediato a posição dos veículos através dos identificadores de bordo. Estes utilizam sinais de GPS, que são encriptados e transferidos para o centro de controlo, por telefonia móvel GSM, para processamento posterior.

Esta tecnologia via satélite é particularmente indicada para redes rodoviárias extensas que vão para além das auto-estradas, uma vez que não exigem a instalação de pórticos de cobrança para captar os dados. A tecnologia não só proporciona uma cobrança exata de tarifas baseada em horas e distância, mas também uma adaptação flexível mediante a simples actualização de software, garantindo um elevado retorno para os operadores.

Know-How Siemens

A experiência da Siemens na implementação deste tipo de tecnologias remonta a 2010, quando a empresa desenvolveu e implementou um sistema de cobrança de portagem via satélite para a Eslováquia e concluiu outros projetos semelhantes, em Londres, Telavive e Seattle.

Desde Janeiro de 2010 que se encontra em funcionamento na Eslováquia o sistema de portagens electrónicas para camiões com mais de 3,5 toneladas, substituindo o tradicional sistema de vinhetas. No âmbito deste novo sistema, que irá cobrir um total de 2.400 quilómetros de estrada, foram fornecidos mais de 80 mil identificadores de bordo antes do arranque oficial do projecto. Em Londres, a instalação do Sistema City Toll permitiu reduzir a circulação de 60.000 veículos nas ruas da cidade. Desde a sua introdução, em 2003, o volume de tráfego diminuiu em 20 por cento e a formação de congestionamentos desceu em cerca de 30 por cento.

Já em Israel, a introdução em 2011 de portagens numa faixa especial da auto-estrada, entre Jerusalém e Telavive, permitiu o ajuste automático do volume de tráfego nas faixas existentes de forma a garantir uma velocidade média de 70 km/h. Ou seja, quando há demasiados carros a circular na faixa com portagem, as tarifas aumentam e a faixa vai ficando vazia.

O sistema de cobrança de portagem via satélite na área urbana de Seattle é, por sua vez, o primeiro sistema do mundo que combina o cálculo da tarifa baseada em tempo e distância com o posicionamento do veículo em tempo real. Pode ser escalado para diferentes utilizações, tais como o reconhecimento de cargas perigosas ou o transporte de animais ou ainda para determinar, por exemplo, a entrada de veículos numa zona de circulação proibida numa área específica de uma determinada cidade.

O Infrastructure & Cities Sector (Munique, Alemanha) da Siemens, que conta com cerca 87.000 colaboradores, oferece tecnologias sustentáveis para as grandes áreas metropolitanas e suas infra-estruturas. A gama de produtos e soluções abrange mobilidade integrada, tecnologias para edifícios e de segurança, distribuição de energia, aplicações de redes elétricas inteligentes e de média e baixa tensão. O Setor é constituído pelas Divisões Rail Systems, Mobility & Logistics, Low & Medium Voltage, Smart Grid, Building Technologies. Para mais informações, visite http://www.siemens.com/infrastructure-cities

A Mobility & Logistics Division (Munique, Alemanha) da Siemens disponibiliza soluções a Clientes, cujo negócio visa a otimização do transporte de passageiros e mercadorias. A Divisão combina todas as atividades da Siemens relacionadas com a gestão de tráfego, transporte, e logística internacional. Isto inclui a automação do tráfego ferroviário, logística de infra-estruturas, sistemas de tráfego e transporte inteligentes e tecnologias para o desenvolvimento das infra-estruturas para a mobilidade elétrica. Para mais informações, visite http://www.siemens.com/mobility-logistics


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com