Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens ganha contrato para modernizar a rede de metro de Helsínquia


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Projecto de 100 Milhões de Euros

O operador HKL (Helsinki City Transport) adjudicou à área de Mobility da Siemens o fornecimento de um sistema de metro automático no valor de 100 milhões de Euros. Prevê-se que em 2013 esta linha automatizada da capital Finlandesa esteja pronta para iniciar o serviço de passageiros. Este projecto será seguramente um modelo para futuras conversões e modernizações de sistemas de metro convencionais para operação automatizada, sendo a Siemens o único fornecedor que até hoje implementou projectos com estas características.

Com a implementação deste sistema é possível transportar mais passageiros e de uma forma mais competitiva, uma vez que os tempos de espera entre comboios serão reduzidos de 4 para 2 minutos. Todo o sistema tem de se manter operacional, a temperaturas que podem chegar aos 40 graus negativos.

A Siemens será responsável pelo fornecimento e instalação do sistema automático de controlo de comboios, conhecido por CBTC (Communication Based Train Control), pelo Centro de Operação e Controlo, pelo sistema de sinalização, pelos equipamentos embarcados e pelo sistema dinâmico de informação aos passageiros, bem como pelas portas de segurança da plataforma que abrem apenas, e em simultâneo, com as portas do metro quando este chega à estação.

A Siemens Mobility conta com diversas referências na implementação de metros totalmente automáticos, sem condutor, e que se encontram em operação em Paris, Beijing e Guangzhou (China) e Nova Iorque. Em fase de implementação estão também projectos idênticos na Argélia, Budapeste, Istambul, Barcelona, Nanjing e São Paulo. A Siemens Mobility já executou a implementação de um sistema totalmente automático, sem condutor, no sistema de Metro de Nuremberga (Alemanha) e encontra-se neste momento a implementar este sistema na Linha 1, do Metro de Paris.

Vantagens da operação automática

Os metros automáticos permitem reduzir os tempos de espera entre comboios para cerca de metade, em operação exclusivamente automática, contribuindo bastante para aumentar a atractivade deste modo de transporte, quer se trate de serviço totalmente automático ou em operação mista.
Reduzindo os intervalos entre comboios é também possível aumentar a capacidade de transporte através do aumento da frequência de circulações.

Os operadores beneficiam de elevada flexibilidade para ajustar a oferta de transporte a necessidades pontuais e picos de procura que possam existir, podendo adicionar comboios, aumentar a oferta de lugares, independemente dos veículos previstos para os horários previamente estabelecidos, bastando para tal accionar o respectivo botão no centro de comando.

A operação automática de metros permite ainda optimizar os custos de exploração do sistema, particularmente devido à inexistência de condutores, à minimização de custos de manutenção e à maior eficiência energética, conseguida com o controlo automático de velocidade, e com a sincronização entre veículos que frenam com os que aceleram.


FirstName LastName 

 Email