Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens produz 60 comboios de Alta Velocidade para a China

CRH 3 - Velaro China

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

A área de negócio Transportation Systems (TS) da Siemens AG, em conjunto com o seu parceiro chinês, a Tangshan Locomotive & Rolling Stock Works, vai produzir 60 comboios de alta velocidade para a China, um projecto em que a parcela da Siemens ascende a 669 milhões de euros. O contrato foi assinado na passada semana, em Berlim, pelo Presidente Mundial e CEO da Siemens, Klaus Kleinfeld, e pelo Ministro dos Transportes Ferroviários chinês Liu Zhijun, por ocasião da visita oficial do Presidente chinês Hu Jintao à Alemanha.

"Com este contrato a China terá ao seu serviço a mais avançada tecnologia em comboios de alta velocidade, o que evidencia, uma vez mais, o papel da Siemens enquanto líder tecnológico na área ferroviária. Deste modo esperamos poder expandir no longo prazo a parceria estratégica entre as indústrias ferroviárias alemã e chinesa", declarou Kleinfeld durante a cerimónia de assinatura do contrato.

Os comboios fornecidos atingem velocidades até 300 km/h e serão inicialmente utilizados na linha que liga Pequim a Tianjin, a partir de 2008, devendo posteriormente operar noutras linhas.

As composições têm um comprimento total de 200 metros e capacidade para transportar mais de 600 passageiros. O design e os trabalhos de planeamento para este comboio de alta velocidade, o "CRH 3", serão levados a cabo nas instalações da Siemens em Erlangen e em Krefeld-Uerdingen, na Alemanha, à semelhança do que acontece com a produção dos três primeiros comboios e de outros componentes essenciais. Os restantes comboios serão produzidos na China pela Tangshan Locomotive & Rolling Stock Works, uma unidade de produção da China Northern Locomotive & Rolling Stock Industry (Group) Corporation (CNR).

Neste contrato incluem-se actividades de apoio e transferência de tecnologia ligadas à produção dos comboios, envolvendo inúmeros fornecedores (alemães e europeus) de subsistemas e componentes para os comboios de alta velocidade.

O "CRH 3" baseia-se no "Velaro", uma plataforma Siemens para comboios de alta velocidade cujo desenvolvimento teve início no ICE 3 para a Deustche Bahn (DB AG). A grande vantagem desta plataforma assenta na tecnologia da tracção distribuída em que todos os equipamentos se encontram distribuídos sob o piso, ao longo de todo o comboio. Esta solução permite oferecer aproximadamente mais 25% de lugares quando comparado com um comboio convencional de Alta Velocidade com o mesmo comprimento. Os custos de manutenção relacionados com a infraestrutura são substancialmente reduzidos devido à optimização do peso por eixo.

Devido à sua eficiência do ponto de vista económico e ao uso de tecnologias de vanguarda, este conceito "Velaro" para comboios de alta velocidade despertou o interesse de inúmeros clientes de todo o Mundo. A Deutsche Bahn encomendou 63 comboios ICE 3 e neste momento estão em produção 26 comboios Velaro para os caminhos-de-ferro espanhóis, que serão utilizados na nova linha Madrid-Barcelona já a partir de 2006. Em termos de transporte além fronteiras, a Siemens, em nome da DB, está a equipar cinco comboios ICE 3 para poderem operar em França.

Esta encomenda significa mais um êxito no mercado ferroviário chinês, onde a Siemens se encontra presente desde 1993, e para o qual forneceu veículos para o metropolitano, sistemas de sinalização e segurança, sistemas de operação e controlo e equipamentos de alimentação. Adicionalmente, a Siemens concluiu na China o maior projecto de electrificação alguma vez realizado (954 kms) e no último ano recebeu uma encomenda para o fornecimento de 180 locomotivas duplas.

Para a Siemens Portugal, esta encomenda representa um adicional de experiência e um importante reforço de competências na sua posição enquanto parceiro tecnológico estratégico para o projecto Português da Alta Velocidade Ferroviária.

Fotografias disponíveis em: http://www.siemens.com/ts-picture/tstr20051106