Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens recebe encomenda de €580 milhões da Rússia

54 Comboios Desiro para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Siemens recebeu uma encomenda no valor de 580 milhões de euros da Ferroviária Russa (RZD) para o fornecimento de 54 comboios regionais da família Desiro para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que irão realizar-se em Sochi, Rússia. É de salientar que são comboios da mesma família que a Siemens apresentou nas propostas recentemente entregues à CP para fornecimento de comboios para os serviços suburbano e regional da CP.

O contrato assinado contempla o fornecimento de 38 comboios Desiro, no valor de €410 milhões, que vão ser produzidos na fábrica da Siemens em Krefeld, Alemanha. Foi também assinado um contrato que prevê a aquisição de 16 comboios adicionais,  que serão parcialmente construídos na Rússia.

A organização de grandes eventos, como é o caso dos Jogos Olímpicos de Inverno, que vão ter lugar em Sochi, na Rússia, em 2014, exige dos fornecedores um cumprimento rigoroso dos prazos, quer na fase de planeamento, como de entrega e colocação em serviço. Esta encomenda confirma a confiança de mais um operador na capacidade da Siemens para cumprir estes requisitos, também demonstrada, por exemplo, aquando dos Jogos Olímpicos de Pequim. Para este projecto a Siemens forneceu 60 comboios de alta velocidade Velaro, e superou os requisitos contratuais entregando ao cliente cinco comboios para iniciarem serviço aquando dos Jogos Olímpicos, em vez dos três que estavam estabelecidos.

Os trabalhos de construção para os Jogos Olímpicos de Inverno já estão numa fase bastante avançada. Estão planeadas ligações ferroviárias mais eficientes do ponto de vista ambiental para transportar atletas e espectadores entre o aeroporto, o Parque Olímpico e os vários recintos onde se realizarão as competições. A Siemens vai fornecer comboios Desiro para os vários serviços regionais, capazes de circular a 160 quilómetros por hora e que deverão entrar ao serviço no Outono de 2013.

Para Manuel Nunes, Director Geral da Siemens Mobility, “esta encomenda confirma a confiança de mais um operador na nas soluções Siemens e, claro, na elevada  performance deste comboio em particular, sobretudo em termos de fiabilidade, segurança e compatibilidade com os mais exigentes requisitos ambientais “.

Nos últimos anos, a divisão Mobility da Siemens tem ganho um número significativo de encomendas neste país. Muito recentemente, a RZD encomendou 200 carruagens-cama à Siemens e a um parceiro russo – um negócio de 320 milhões de euros. O “Sapsan”, é o modelo russo do comboio de alta velocidade Velaro da Siemens, que iniciou o serviço com passageiros no passado mês de Dezembro. A Rússia encomendou à Siemens oito comboios de alta velocidade, bem como os serviços de manutenção para um período de 30 anos. No total estas encomendas perfazem 600 milhões de euros.

Desiro - Um comboio com recordes de fiabilidade

A família de comboios suburbanos e regionais Desiro tem vindo a registar recordes de fiabilidade em diversos projectos. Reino Unido e Alemanha são dois dos exemplos mais recentes.

No Reino Unido o Desiro Classe 360 estabeleceu um novo recorde de performance ao percorrer mais de 200 mil milhas sem resgistar quaisquer falhas técnicas.

A 19 de Novembro 2009 a operadora National Express East Anglia NXEA confirmou o número exacto de 206.264 milhas, o que corresponde a mais de 330.000 km. Este foi simultaneamente o valor mais elevado medido pelo NFRIP, National Fleet Reliability Improvement Programme, uma entidade independente que monitoriza a performance das frotas ferroviárias no Reino Unido com o objectivo de melhorar os seus desempenhos.

Na Alemanha, o Desiro festejou no passado mês de Dezembro o primeiro ano de operação entre Colónia, Koblenz e Mainz, dando um contributo muito positivo para a melhoria da qualidade e do conforto do serviço suburbano. Os comboios em utilização na linha de Mittelrhein são unidades triplas com 252 lugares sentados e 261 lugares de pé. Estão equipados com ar condicionado, um serviço moderno de informação aos passageiros e de vídeovigilância, bem como WC para passageiros de mobilidade reduzida e uma área de entrada para cadeira de rodas.

Em 3.4 milhões de quilómetros percorridos, a disponibilidade do Desiro situou-se nos 99.2 %, um valor exepcional para comboios deste tipo, particularmente porque representam o primeiro ano de exploração, e um prazo de entrega muito curto. A manutenção dos veículos é feita em Koblenz pela área de negócio Integrated Services da Siemens Mobility.


Siemens Industry