Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Siemens recebe galardão máximo na área de bilhética inteligente

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

  • Empresa cria um “smartcard” com dupla função que permite viajar entre diferentes modos de transporte com um ‘bilhete’ único

  • Lisboa é referência mundial na adopção de tecnologia de bilhética sem con-tacto

Tem o tamanho de um cartão de crédito mas é um bilhete sem contacto que ofere-ce aos passageiros mobilidade entre diferentes operadores e modos de transporte. Este Smart Card, desenvolvido pela Siemens, recebeu o MasterCard Transport Ticketing Award 2013 na categoria "Tecnologia de Bilhética do ano” devido à sua dupla função.

Inserida na Transport Ticketing Conference, que decorreu recentemente em Lon-dres, a atribuição destes prémios reconhece os projectos mais inovadores no domí-nio da bilhética electrónica. A proposta da Siemens, assente em tecnologia de rádio frequência de duplo alcance, arrecadou o prémio máximo por suportar no mesmo cartão duas formas de interacção entre o passageiro e o sistema de transporte: uma à distância (‘Be in, Be out’) e outra de proximidade entre o cartão e um equi-pamento de leitura (‘Check-in, Check-out’).

No contexto global da bilhética sem contacto, Lisboa é uma das referências mun-diais e o sistema de bilhética sem contacto implementado nos diversos operadores é um dos mais avançados do mundo. Parte deste sucesso deve-se à tecnologia de controlo de acessos desenvolvida e implementada pela Siemens Portugal em 21 estações da CP Lisboa, nas linhas de Cascais e Sintra. Refira-se ainda que este projecto da CP, baseado em tecnologia sem contacto Calypso, recebeu em 2011 os CIO Awards, os prémios atribuídos pela consultora IDC para distinguir os melhores projectos tecnológicos portugueses.

Um cartão, duas experiências de utilização

No sistema “Be in, Be out” os passageiros têm a tarefa de mudança entre diferentes modos de transporte facilitada, pois o Smart Card é lido de forma automática e à distância pelo sistema, não sendo necessário aproximar o mesmo de qualquer dis-positivo de bilhética. A presença de equipamentos de leitura a bordo dos veículos (carruagens, autocarros, etc,) viabiliza este mecanismo de leitura. É um sistema usado em mercados mais maduros, onde o nível de fraude não é relevante. No modo ‘Check-in Check out’, os passageiros têm que de forma activa proceder à leitura do seu cartão pelo terminal de leitura do sistema de bilhética, havendo assim uma evidência da posse de cartão e que, em sistemas com controlo de acessos, é complementada pela autorização de passagem em resultado da leitura electrónica do título no cartão.

Todas as informações necessárias para a inspecção de bilhete por parte dos ope-radores estão armazenadas no cartão: contém o título válido e todas as informa-ções da viagem podem ser verificadas por leitores móveis ou em terminais dedica-dos.

Este cartão inteligente de dupla função oferece, via sistema de bilhética, diversas opções de pagamento, pré ou pós pago, débito directo em conta ou por cartão de crédito consoante o passageiro pretenda.

O Setor Infrastructure & Cities da Siemens (Munique, Alemanha), que conta com cerca 90.000 colabora-dores, oferece tecnologias sustentáveis para as áreas metropolitanas e suas infra-estruturas. A gama de produtos abrange sistemas e soluções para a gestão de tráfego inteligente, transporte ferroviário, redes elétricas inteligentes, edifícios energeticamente eficientes, proteção e segurança. O Setor é constituído pelas Divisões Building Technologies, Low & Medium Voltage, Mobility & Logistics, Rail Systems e Smart Grid. Para mais informações, visite http://www.siemens.com/infrastructure-cities

A divisão Mobility & Logistics (Munique, Alemanha) da Siemens é fornecedor líder internacional de tecno-logias integradas que permitem o transporte eficiente, seguro e amigo do ambiente de passageiros e merca-dorias. As áreas desta divisão abrangem automação de tráfego ferroviário, sistemas inteligentes de tráfego e transporte, soluções logísticas para aeroportos e serviços postais e de logística de encomendas. O porte-fólio da divisão combina inovações com um vasto know-how industrial em todos os seus produtos, serviços e soluções baseados em TI.

Para mais informações, visite http://www.siemens.com/mobility-logistics

Sobre a Siemens S.A.

A Siemens está em Portugal há mais de 105 anos, sendo líder no fornecimento de soluções de engenharia nos sectores de Indústria, Energia, Saúde e Infra-estruturas & Cidades. Com cerca de 2000 colaboradores, duas unidades de produção e numerosas parcerias com o meio académico, a empresa desempenha um papel activo no desenvolvimento económico do país. A Siemens Portugal detém centros de competência mundiais para actividades como produção de energia, transmissão e distribuição, terminais aeroportuários modulares, sistemas de tratamento de bagagens, contabilidade, Recursos Humanos, Procurement, serviços financeiros e Governance.


Salomé Faria 

 salome.faria@siemens.com