Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens vence concurso para sistema de controlo de acessos para estações da CP


quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A Siemens ganhou o concurso lançado pela CP - Caminhos de Ferro Portugueses (CP) para a implementação de um sistema de controlo de acessos através de bilhética sem-contacto (Calypso), nas suas estações de Lisboa. Este contrato, que ascende aos 5 milhões de euros, tem como objectivo aumentar os níveis de segurança para passageiros, reduzir os índices de fraude e aumentar a protecção das infra-estruturas.

Integrando equipamentos e sub-sistemas numa solução global, a proposta da Siemens foi a que reuniu o consenso do júri no conjunto total dos seis critérios de avaliação definidos: preço, qualidade e valia técnica, metodologia de implementação, prazos de entrega e execução, garantia e manutenção.

Com a instalação deste sistema, desenvolvido no âmbito do projecto "Bilhética Sem Contacto" para a região de Lisboa, a transportadora dá mais um passo importante para vir a garantir também a interoperabilidade plena com os restantes operadores de transportes da área metropolitana de Lisboa.

Projecto técnico totalmente desenvolvido por engenheiros portugueses Do ponto de vista técnico, a solução proposta é da inteira responsabilidade de uma equipa de projecto local e inclui o desenvolvimento de soluções aplicacionais ( software) específicas. Neste projecto a Siemens será ainda a responsável pela gestão, controlo, alarmística e supervisão do sistema, pela integração de hardware, sistemas de apoio ao passageiro, entre outras valências. A solução a implementar em nove estações das linhas suburbanas de Cascais e Sintra caracteriza-se pela elevada robustez e fiabilidade, assegurando os níveis de disponibilidade adequados às necessidades de exploração de um operador como a CP. Consiste numa solução de ampla escalabilidade em todos os subsistemas que a integram. Com a implementação deste projecto, a CP maximizará a obtenção de receitas provenientes da exploração e coloca em prática medidas que permitem o controlo de fraude, factor que concorre para um rápido retorno do investimento. Esta plataforma tecnológica global vai aumentar não só a segurança dos utentes, como também a protecção das infra-estruturas de exploração em todas as zonas controladas das estações e a bordo das composições. Para além destas vantagens operacionais, o sistema de acesso controlado às estações permite ainda à CP obter um conhecimento mais detalhado da procura (origens/destinos, fluxos horários, adesão a tarifários, etc.), materializando ferramentas que lhe possibilitarão melhorar continuamente o serviço prestado aos passageiros. Será um potenciador da intermodalidade, uma vez que assenta numa bilhética totalmente sem contacto, compatível com os restantes Operadores da Região de Lisboa. O investimento agora realizado dota a CP de recursos importantes para atingir o desejado cenário de intermodalidade plena, tema corrente no quadro da mobilidade urbana e da modernidade, que a coloca a par das suas congéneres europeias.

O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. O grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para serviço regional, intercidades e de alta velocidade. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de manutenção inovadores complementam a nossa carteira de serviços. Em Portugal, a Siemens TS é uma das poucas empresas com capacidade para fornecer e integrar todas as especialidades electromecânicas próprias, material circulante, serviços de manutenção integrada e gestão de projectos chave-na-mão. Para mais informações sobre o OG TS, consulte o site www.siemens.com/ts