Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Siemens lança concurso de ideias para resolver  cinco desafios de mobilidade 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

  • Siemens Mobility IDEA Contest decorre até 02 de novembro e destina-se  a estudantes universitários, academias e público em geral de todo o mundo

  • Siemens em Portugal oferece possibilidade de estágio ao estudante português com a melhor ideia neste concurso

  • Dados  demonstram  que  as  pessoas  ficam  presas  no  trânsito  cerca  de  34 horas todos os anos e gastam 1.9 mil milhões de litros de combustível*

  •  Finalistas apresentarão as suas ideias num “shark tank” virtual

E se os “engarrafamentos” matinais não fossem uma inevitabilidade? E se de cada vez que chove não acontecessem acidentes de trânsito? E se andar “horas” à procura de um lugar para estacionar fosse um momento com os dias contados? 

Estes são alguns dos problemas de mobilidade identificados a nível mundial e para os quais a  Siemens,  através  da  sua  unidade  de  Road  and  City  Mobility  procura  criar  soluções  de inovadoras.  Para  reforçar  este  trabalho  contínuo,  a  empresa  lançou  o  Siemens  Mobility IDEA Contest - um concurso de ideias que até 02 de novembro desafia estudantes universitários,  academias  e  público  em  geral  de  todas  as  partes  do  mundo  a  apresentar  formas inovadoras e eficientes para gerir o crescente volume de tráfego nas cidade, encontrar soluções integradas alternativas para os atuais modelos de gestão de mobilidade e acelerar o processo  de  desenvolvimento  de  tecnologias  inteligentes  para  a  resolução  dos  problemas do tráfego rodoviário.  

Siemens Portugal oferece estágio à melhor ideia made in Portugal 

E como os desafios da mobilidade também existem em território nacional, a Siemens Portugal decidiu reforçar o repto à participação nesta competição junto dos estudantes universitários portugueses. Em jogo, além dos prémios previstos para os vencedores à escala mundial,  está  um  estágio  de  seis  meses  na  filial  portuguesa  a  atribuir  ao  melhor  projeto/ideia submetido  no  concurso  Siemens  Mobility  IDEA  Contest  de  entre  os  apresentados  pelos portugueses a frequentar um estabelecimento de ensino superior em Portugal. 

A  possibilidade  de  competir  por  este  estágio  está  reservada  aos  proponentes  dos  três melhores projetos selecionados pela Siemens, S.A através de um júri interno, que tenham enviado  o  link  específico  do  seu  projeto  para  o  email  de  contacto  da  Siemens  S.A. (internetrequest.pt@siemens.com)  com  a  referência  ao  Concurso  de  Ideias.  Após  a  apresentação feita pelos três candidatos, a Siemens  selecionará aquele que revelar ter o perfil mais adequado para frequentar, durante seis meses, um estágio na filial portuguesa.

Siemens Mobility IDEA Contest – Na “pele” de um gestor de tráfego

Para  colocar  o  tema  na  ordem  do  dia  e  tentar  contribuir  para  o  aumento  da  eficiência  na gestão de tráfego nas diferentes geografias à escala global, o Siemens Mobility IDEA Contest convida os participantes a “vestir” o papel de gestores de tráfego e a assumir a responsabilidade de gerir uma cidade de média dimensão, que se estima tenha uma taxa de crescimento acelerada nos próximos 10 anos. Pela frente terão o desafio de encontrar a respos-ta  para  algumas  questões:  Como  é  que  se  pode  alavancar  o  crescimento  de  tecnologias "conectadas" para melhorar a mobilidade? De que forma uma gestão avançada do tráfego pode ajudar a mitigar o impacto de um acidente ou de condições meteorológicas extremas? Quais são as melhores tecnologias de tráfego para reduzir a pegada de CO 2  de uma cidade?   

Os cinco desafios globais na mobilidade

Em  última  análise  terão  de  propor  soluções  para  cinco  cenários  como  a  Conectividade Total, a Resposta a Desastres e Resiliência, a Mobilidade “Verde”, o Crescimento do Centro da Cidade ou o Pesadelo do Estacionamento, respeitando ainda as “exigências” do “presidente do município”, que pede que o tráfego mantenha fluidez pela cidade, que a segurança de todos os utilizadores esteja salvaguardada e que os equipamentos sejam mantidos sem haver aumentos relevantes ao nível dos custos.

Todos os finalistas serão convidados para um “shark tank” virtual onde terão a oportunidade de conhecer um painel de jurados “surpresa”, de elevado peso, e apresentar os seus proje-tos para votação final. 

Os vencedores, que serão anunciados a 12 de Dezembro, vão ter a oportunidade de partici-par num workshop de produtos protótipo com peritos em tecnologia da Siemens. Além desta formação o primeiro classificado irá receber uns óculos da Google, um gadget que filma, tira fotografias,  acede  à  Internet,  faz  ligações,  videochamadas,  atualiza  redes  sociais,  calcula rotas pelo GPS, entre outras funções acionadas por comando de voz, enquanto o segundo classificado será contemplado com uma impressora 3D e o terceiro com um tablet.

As  três  universidades  que  submeterem  o  maior  número  de  candidaturas  serão  também premiadas  com  a  oferta  de  um  Sistema  de  Gestão  de  Tráfego  da  Siemens  para  apoiar  a formação de futuros engenheiros. Os prémios têm um valor global de 150 mil euros. 

Apesar do concurso de ideias, a Siemens tem já um portefólio vasto no que respeita a solu-ções para gestão de tráfego que além de gerarem elevadas poupanças energéticas conse-guem  autofinanciar-se,  nomeadamente  na  área  da  gestão  da  semaforização.  A  Siemens vende anualmente cerca de 40 mil semáforos em todo o mundo e controla remotamente o tráfego  em  255  países,  contribuindo  com  as  suas  soluções  na  área  da  mobilidade  para aumentar a eficiência na gestão de tráfego de cidades em todas as latitudes.

Saiba mais sobre o IDEA contest:

https://www.swe.siemens.com/portugal/web_nwa/pt/PortalInternet/QuemSomos/negocios/ic/mol/concurso_de_ideias/Pages/Concurso_de_Ideias.aspx

*Fonte: Nationwide Insurance   


Salomé Faria 

 salome.faria@siemens.com