Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Siemens recebe uma das maiores encomendas de sempre no mercado ferroviário

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

  • O sector dos transportes de Londres adjudicou à Siemens o fornecimento de 1.140 carruagens

  • Esta é a maior encomenda registada até à data pela Siemens na Grã-Bretanha

  • O primeiro comboio deste projecto será entregue em 2016

A Siemens ganhou o contrato para fornecimento de 1.140 novas carruagens para serviço urbano e regional na Grã-Bretanha por um valor que ascende os 1.8 mil milhões de euros. Adicionalmente, a Siemens será responsável pela manutenção a longo prazo da frota e construção de dois novos parques oficinais de manutenção. Esta é a maior encomenda ganha pela Siemens na Grã-Bretanha, e uma das maiores da Siemens no âmbito global de fornecimento de material circulante e respectiva manutenção.

Neste projecto a Siemens estabeleceu uma parceria com o Cross London (XLT), um consórcio que é também responsável pelo financiamento do projecto.

“Esta encomenda confirma a nossa posição de liderança no mercado de caminhos-de-ferro em Inglaterra, onde a Siemens é reconhecida pela sua componente tecnológica e por soluções globais com valor acrescentado para o cliente final. Os nossos comboios são vistos como os mais seguros no país. Anualmente, mais de 350 comboios viajam mais de 80 milhões de quilómetros na Grã-Bretanha,” referiu Jochen Eickholt, CEO da divisão Rail Systems da Siemens.

A ligação norte-sul do Thameslink atravessa Londres, ligando a Bedford, localizado a nordeste da capital, e Brighton,na costa sul.

O projecto de Thameslink é considerado um dos projectos ferroviários de maior dimensão no Reino Unido por conciliar a elevada capacidade de transporte de passageiros, com o aumento da frequência de circulação de comboios, ao mesmo tempo que se aumentaram as plataformas e se criaram novas estações.

Para este projecto, a Siemens investiu quase 50 milhões de euros no desenvolvimento na nova plataforma do veículo – O Desiro City. O novo Desiro City, é um comboio para transporte suburbano, regional e intercidades, com um consumo de energia e desgaste dos rodados reduzido em cerca de 50% quando comparado com os outros comboios. Devido à optimização do seu layout interior, a nova geração de comboios também oferece um maior conforto e flexibilidade em termos de lugares e espaços para passageiros que viajam de pé. Os comboios serão fabricados na fábrica da Siemens em Krefeld, na Alemanha, e os primeiros comboios entrão ao serviço em 2016.

Com base nos anos de experiência ganha com a entrega de 1.500 carruagens da plataforma Desiro na Grã-Bretanha, a Siemens desenvolveu o Desiro City – uma nova plataforma desenhada especificamente para os requisitos do mercado britânico. Estes comboios são 25% mais leves que a frota Desiro em serviço no Reino Unido, graças à construção das principais carruagens com alumínio e bogies que são 1/3 mais leves.

Com uma quota de materiais reciclaveis de cerca de 95%, o Desiro City é baseado num conceito de carruagem simples que integra todo o equipamento de tracção numa carruagem motora. Todas as carruagens motoras estão identicamente equipadas podendo ser usadas nos extremos do comboio ou como carruagens intermédias. Este conceito assegura um alto nível de flexibilidade nos ajustamentos de configuração de comboios para lidar, por exemplo, com volumes de passageiros ocasionalmente mais elevados.

O Desiro City Thameslink atinge uma velocidade máxima de 160 km/h, formar composições com 8 ou 12 carruagens e operar em modo bi-tensão (750 V ou 25 kVAC).

A Siemens irá também supervisionar a manutenção da frota e contruir dois novos parques oficinais de manutenção de material circulante em Three Bridges e Hornsey. A Siemens é líder no mercado de serviços de manutenção ferroviária no Reino Unido, assegurando que mais de 350 comboios entram em serviço comercial todos os dias. Incluindo este último contrato, a Siemens contribui com o fornecimento de cerca de 3.000 veículos para a mobilidade ferroviária de toda a Grã-Bretanha e está totalmente empenhada em implementar soluções idênticas em outros paises e em mercados emergentes com reconhecidas necessidades de desenvolvimento ao nível do sector dos transportes.


Rita Silva 

 rita.silva@siemens.com