Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Velaro inicia serviço comercial em Espanha


quinta-feira, 28 de junho de 2007

Na passada sexta-feira, às 15h00, na linha Madrid/Tarragona, e às 16h00 na linha Madrid/Sevilha, viajaram os primeiros passageiros do Velaro, que deverá ser a solução a apresentar pela Siemens para o projecto da Alta Velocidade em Portugal. Horas antes, o Ministério dos Transportes Espanhol, em conjunto com a Renfe, tinha aprovado o início do serviço comercial do 'Velaro E'.

O Velaro é o primeiro comboio de alta velocidade sobre carris com capacidade para operar a 350 km/h, em serviço comercial, tendo batido o recorde mundial de velocidade para comboios de produção em série, ao atingir uma velocidade superior a 400km/h. Este projecto em Espanha tem um valor de aproximadamente mil milhões de Euros para a Siemens e contempla o fornecimento dos comboios e respectiva manutenção (14 anos).

Em termos de tecnologia, o Velaro é uma evolução do ICE3, concebido especialmente para os caminhos-de-ferro alemães (Deutsche Bahn AG), e incorpora inúmeros desenvolvimentos obtidos a partir da experiência de operação deste comboio.

"Somos o único fabricante que tem, em serviço comercial, um comboio como o Velaro, construído em unidade múltipla eléctrica e com capacidade para atingir velocidades superiores a 350 km/h. Isto é algo que nos deixa bastante orgulhosos!", afirmou Hans Schabert, Presidente da Siemens Transportation Systems. "O Velaro é a prova de que estamos no caminho por nós pré-definido, nomeadamente no que diz respeito a sermos o único fabricante a disponibilizar e a explorar comercialmente um comboio deste tipo", continuou Schabert.

Em 2006, o 'Velaro E' - ou AVE S 103, tal como foi designado pelo operador espanhol - estabeleceu o recorde de velocidade para comboios de produção em série: 404 km/h. Esta marca foi alcançada durante uma viagem de teste realizada entre Madrid e Barcelona. "Embora outros comboios já tenham atingido velocidades superiores a esta, tratam-se apenas de protótipos ou veículos de teste especialmente equipados", esclareceu Hans Schabert. O anterior recorde era de 368 km/h e tinha sido estabelecido por um ICE 3 (ao serviço da DB, na Alemanha), em 2000.

Composição em Unidade MúltiplaO precursor do 'Velaro E', o ICE 3, foi construído por um consórcio liderado pela Siemens e tem estado a ser operado com elevado sucesso na Alemanha, desde a Expo 2000, bem como na Holanda. Com a criação deste comboio foi dado um importante salto tecnológico, ao aplicar o conceito de unidade múltipla eléctrica no desenvolvimento da plataforma Velaro, respondendo assim a um crescente interesse internacional neste tipo de solução. As vantagens desta nova geração de comboios, comparativamente com os de alta velocidade convencionais (com uma cabeça motora em cada extremidade) são claras: os equipamentos de tracção e auxiliares encontram-se distribuídos ao longo do veículo, por baixo do chão, conseguindo-se, assim, uma melhor transformação da energia eléctrica em potência sobre os carris, e, consequentemente, uma maior eficiência energética. Isto leva à optimização dos custos e à minimização do impacto ambiental. Por outro lado, a colocação destes equipamentos na parte inferior do piso do comboio permite a utilização de todo o comprimento do comboio, agora totalmente disponível para os passageiros. Isto significa um aumento do número de lugares sentados na ordem dos 20%, em comparação com outro comboio com o mesmo comprimento. O modelo do Velaro na China, por exemplo, tem capacidade para mais de 600 lugares sentados. Uma vez que o Velaro tem tracção distribuída por 50% dos eixos, o comboio tem um coeficiente de aderência muito elevado, que lhe permite acelerar mais eficazmente. Uma vantagem adicional e igualmente importante é a optimização do peso por eixo, conseguida através da distribuição do peso ao longo de todo o veículo. É isto que permite que a plataforma Velaro cumpra o standard internacional TSI (Tecnhical Specification for Interoperability), que especifica uma carga máxima de 17 toneladas por eixo. Em termos de sistema de controlo, o Velaro E encontra-se equipado de acordo com o novo standard europeu ETCS (European Train Control System) nível 2, um requisito essencial para a operação em todo o espaço europeu. Os 200 metros de comprimento do comboio permitem o acoplamento em unidade dupla, bem como, em determinado ponto do percurso, a sua possível divisão em duas unidades simples, seguindo cada uma para um destino final diferente.

Velaro E em Espanha Os 26 comboios de alta velocidade Velaro para Espanha foram a primeira encomenda desta nova plataforma da Siemens. O Velaro desenvolve uma potência de 8,800 quilowatts para uma velocidade comercial de 350 km/h. Com 200 metros de comprimento, o Velaro de Espanha tem capacidade para 404 passageiros, distribuídos por três classes/níveis de serviço: Club, Preferente e Turista. Para além dos importantes aspectos técnicos, a imagem de marca deste comboio assenta no design arrojado e em níveis excepcionais de conforto: soluções de entretenimento a bordo (áudio e vídeo), equipamentos de apoio ao serviço de catering, uma sala de reuniões numa das extremidades do veículo, um espaço dedicado ao serviço de apoio ao passageiros, entre outras particularidades.

O Grupo Operacional Transportation Systems (TS) da Siemens AG é um dos principais fornecedores internacionais da indústria ferroviária. Na qualidade de único fornecedor de origem e integrador de sistemas, o grupo combina nos seus segmentos de negócio de Automação & Potência, Material Circulante, Sistemas Chave-na-Mão e Serviços Integrados todo o conhecimento necessário para abranger todo o espectro desde os sistemas de sinalização e controlo aos fornecimentos de potência de tracção, bem como ao material circulante para transportes públicos, serviço regional e de via principal. Uma experiência abrangente em gestão de projectos e conceitos de serviços orientados para o futuro complementam a nossa carteira de serviços. Mais informações em www.siemens.com/transportation .


Tsequipa Editorial 

 TSequipaeditorial@siemens.com