Tools

Siemens PortugalSiemens Portugal

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens Mobility recebe Prémio Ernest Malinowski

Locomotiva Eurosprinter ES64U4, fornecida também à CP, distinguida com galardão de melhor produto

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Eurosprinter ES64U4 da Siemens Mobility é uma locomotiva produzida em série que detém o recorde mundial de velocidade de 357 quilómetros por hora e recebeu o prémio Ernest Malinowski para o Melhor Produto.

Mas não foi a velocidade desta locomotiva que lhe valeu o conceituado prémio para o Melhor Produto na categoria “Serviços Ferroviários”. Foram as características técnicas desta locomotiva, que permitem um tráfego fronteiriço ininterrupto, que convenceram os organizadores da maior feira tecnológica ferroviária do Este da Europa – a Trako em Gdansk, Polónia.

Sob o slogan “Complete Mobility”, a Siemens apresentou na Trako 2009 soluções globais para mobilidade com elevada eficiência ambiental. A locomotiva ES64U4 da família Eurosprinter, que venceu o prémio, foi vendida pela Siemens ao operador ferroviário nacional polaco, a PKP Intercity SA.

A Intercity encomendou 10 locomotivas ES64U4 Eurosprinter à Siemens Mobility, quatro das quais foram destacadas para percorrerem a linha internacional com destino a Berlim, Alemanha. As restantes seis vão entrar ao serviço nas linhas de Varsóvia para Katowice e Krakóvia.

O engenheiro polaco Ernest Malinowski (1808 – 1899), cujo nome foi utilizado para baptizar o prémio, concebeu a linha ferroviária instalada a maior altitude do mundo, a Ferrocarril Central Andino, nos Andes peruanos.

Recorde-se que são locomotivas idênticas a esta que a CP – Comboios de Portugal adquiriu à Siemens em 2005, e em 2007 exerceu o direito de opção adquirindo mais dez. A aquisição desta nova frota permitiu modernizar a frota de tracção da CP, dotando-a com material circulante do mais moderno existente na Europa. Com 4.6MW de potência sobre os carris, são necessários mais de 10 Mercedes Mclaren para igualar a potência desta locomotiva. Adicionalmente, o comprimento normal da locomotiva com vagões pode atingir 500 metros.

As primeiras locomotivas foram entregues em Fevereiro de 2009 e a última foi entregue ao cliente em Setembro de 2009, quase seis meses antes da data acordada.


Siemens Industry