Tools

Siemens AngolaSiemens Angola

ISPTEC e Siemens debatem transformação digital na indústria em Angola

quarta-feira, 20 de março de 2019


  • Workshop sobre Indústria 4.0 deu-se hoje no ISPTEC, juntando empresas e academia

  • Indústria petrolífera e produção industrial no sector alimentar estiveram em foco

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências - ISPTEC e a Siemens, de forma pioneira, avançaram em Angola para o debate da transformação digital no seio da indústria e das consequências que a prossecução da mesma pode ter na diversificação da economia nacional. O encontro teve lugar esta manhã, quarta feira, dia 20 de Março, nas instalações do ISPTEC e juntou um número considerável de empresas e elementos da academia.

Composto por dois painéis, o evento foi, sobretudo, orientado para a área da indústria petrolífera e para a produção industrial no sector alimentar, assim como para a forma como estes sectores podem beneficiar das tecnologias e das soluções disponibilizadas pela Indústria 4.0, a quarta revolução industrial. Destacaram-se tecnologias como as clouds cognitivas, a inteligência artificial, a cibersegurança, os gémeos digitais e a conectividade IoT (a Internet das coisas).

Através do recurso a estas tecnologias, as empresas industriais conseguem tornar-se mais flexíveis e eficientes, obter uma maior disponibilidade das suas máquinas, aumentar a sua produtividade e reduzir o tempo de disponibilização de novos produtos no mercado. O conceito de gémeo digital permite, por exemplo, simular em ambiente virtual o produto, a produção e até a performance, num processo de melhoria constante. Consequentemente, é possível, desta forma, acelerar o desenvolvimento de produtos, reduzir a necessidade de se fazerem protótipos, aumentando a qualidade e reduzindo os custos.

Para Sérgio Filipe, CEO da Siemens Angola, esta é uma oportunidade “excepcional para contribuir para o desenvolvimento e diversificação da economia em Angola. A Siemens está, por isso, empenhada em continuar a apostar na formação e na transferência de competências para o capital humano local. Porque transferindo competências e partilhando o que de melhor se está a fazer no mundo, também no domínio da transformação digital, Angola e as empresas angolanas podem tornar-se mais competitivos e melhor preparados para actuar no mercado internacional.”

Para Euclides Luís, Director Geral do ISPTEC, “as Instituições do Ensino Superior, como é o caso do ISPTEC, têm um papel essencial no desenvolvimento de soluções tecnológicas, através de projectos científicos, na formação de quadros orientados para maximizar a implementação e as vantagens da Indústria 4.0 e no auxílio ao estado angolano na estruturação do seu mosaico de integração tecnológica, reflectindo os benefícios em áreas como a agricultura, a saúde, a educação, a energia, a indústria, a cibersegurança e a sustentabilidade.”

A Siemens Angola tem vindo a apostar na transferência de competências para estudantes através da celebração de protocolos com estabelecimentos de ensino, bem como da instalação e colocação em funcionamento de laboratórios de automação para acesso dos alunos às modernas tecnologias implementadas no mercado de trabalho. Além disso, tem vindo a promover a participação de jovens angolanos em programas de formação internacionais.

Paralelamente, através dos projectos concretizados no país, a Siemens tem vindo a dar passos rumo à Indústria 4.0, quer seja através da monitorização remota dos equipamentos e soluções instalados em blocos petrolíferos offshore, quer através das soluções de automação que tem em funcionamento em diversas fábricas do sector alimentar e de bebidas.

Em parceria, o ISPTEC e a Siemens inauguraram um laboratório de automação nas instalações deste estabelecimento de ensino, promoveram o concurso Matuta Junior, que visa fomentar o estudo das disciplinas de Física e Matemática, colaboraram em feiras de emprego do ISPTEC e as duas entidades vão agora cooperar na tradução de manuais sobre energias renováveis, para usufruto dos alunos desta instituição.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com