Tools

Siemens AngolaSiemens Angola

Metro Ligeiro da Siemens distinguido com prémio internacional de design

terça-feira, 20 de março de 2018


  • Design futurístico do Metro Ligeiro Avenio que a Siemens desenvolveu para Doha, no Qatar, convenceu o júri

  • Solução premiada poderá ser aplicada noutros países

O Metro Ligeiro da plataforma Avenio que a Siemens desenhou para Doha, a capital do Emirado do Qatar, foi distinguido com o iF Design Award 2018, um galardão internacional.

O exterior do comboio destaca-se pelas linhas elegantes, amplas superfícies brancas e janelas escuras. O ambiente interior é luminoso e espaçoso. Um sistema de para-sol especial instalado no tejadilho e o vidro escuro termicamente isolado das janelas garantem temperaturas interiores confortáveis – independentemente das temperaturas elevadas que normalmente são sentidas em Doha. O padrão decorativo estilizado do tecido dos assentos e os varões1 de design elegante sublinham o seu carácter moderno e proporcionam uma experiência de transporte agradável aos passageiros.

Estes veículos funcionam sem catenária e estão equipados com o sistema de armazenamento de energia híbrida Sitras HES da Siemens que permite o carregamento rápido nas paragens. No âmbito deste projecto, a Siemens entregará um total de 19 comboios de articulação dupla para Doha.

“O funcionamento do Metro Ligeiro sem catenária abre novas perspetivas para o design dos veículos e tem um impacto positivo na paisagem urbana. Estou convicto que pode ser uma solução muito interessante no âmbito do projecto Luanda 2030 - Cidade inovadora que planeia reforçar e ampliar o seu sistema ferroviário suburbano, bem como os corredores para trânsito exclusivo de transportes públicos, promovendo a sustentabilidade da cidade e a melhoria da qualidade de vida para os luandenses”, disse Sérgio Filipe, CEO da Siemens Angola.

O iF Design Award é atribuído anualmente há já 65 anos. Este galardão é reconhecido a nível mundial como um selo de qualidade para design excepcional. Um júri de 63 especialistas selecionou o vencedor do prémio IF Design do ano 2018 de entre 6.400 entradas de 54 países. A Siemens, que trabalhou neste projecto com a agência "Yellow Window", recebeu o prémio da classe Design de Produto, categoria Automóveis/Veículos.

1 Suporte de mão para quem viaja em pé


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com