Siemens Angola

Energia para mil milhões de pessoas
Siemens celebra o fornecimento de 1000 turbinas a gás

quarta-feira, 11 de maio de 2016

  • Turbinas asseguram abastecimento energético a mil milhões de pessoas;

  • Milésima turbina vai “iluminar” o Qatar

  • Angola também já conta com turbinas a gás da Siemens

A fábrica de turbinas a gás da Siemens, localizada em Berlim, prepara a expedição da milésima turbina feita nesta unidade de produção. A turbina a gás SGT5-4000F, com uma capacidade de 300 MW e 300 toneladas de peso, destina-se à central de ciclo combinado de Umm Al Houl, no Qatar.

A capacidade total instalada nas mil turbinas a gás fabricadas em Berlim ascende a quase 220 GW, isto é, o suficiente para garantir o fornecimento de energia eléctrica a cerca de mil milhões de pessoas1, o que equivale à junção da capacidade de produção de energia instalada em Espanha e Itália. Mais de 90% das mil turbinas a gás fabricadas em Berlim foram exportadas.

A turbina a gás do tipo SGT5-4000F representa um marco na história da fábrica. Foi em 1996 que a primeira turbina deste género saiu para o mercado. Na altura, com uma potência de 240 MW. Nos últimos 20 anos, a Siemens vendeu cerca de 400 turbinas a gás deste tipo em 40 países do mundo. Neste momento, as turbinas deste tipo têm uma capacidade na ordem dos 300 MW.

"Mil turbinas a gás Siemens fabricadas em Berlim para clientes em 65 países em todo o mundo são mil razões de grande orgulho para nós", disse Willi Meixner, CEO da divisão Power and Gas da Siemens.

A turbina a gás é uma das seis do tipo SGT5-4000F fornecidas para a central de ciclo combinado de Umm Al Houl. Outras componentes-chave adicionais do fornecimento da Siemens para esta central de 2,5 GW, incluem dez geradores tipo SGen5-1200A e quatro turbinas a vapor tipo SST-4000.

Adicionalmente à produção de energia elétrica, esta infraestrutura tem ainda uma central de dessalinização de água do mar que produz aproximadamente de 618 milhões litros de água potável por dia para o povo do Qatar. A Siemens também assinou um contrato de assistência técnica de 25 anos para a manutenção e conservação da central, cuja data de inauguração está prevista para meados de 2018.

Os engenheiros e técnicos da Siemens precisam de vários meses para produzir uma turbina a gás. As turbinas da classe H são máquinas com capacidades na gama dos 400 MW. Esta potência é suficiente para garantir o fornecimento eléctrico a uma cidade de 2,4 milhões de habitantes. Uma única turbina de classe H equivale à potência de 1.300 carros Porsche 911 turbo ou dez aviões do tipo Airbus 380.

Em Angola, a empresa alemã também já instalou algumas das suas turbinas a gás, contribuindo assim para o avanço tecnológico de áreas determinantes para o País, como o Petróleo & Gás. Exemplo disso é a participação da Siemens na Central de LNG do Soyo, projeto para o qual forneceu seis turbinas a gás, e para o qual, ainda hoje, presta serviços de manutenção e assistência.

1 Pressupostos para efeito de cálculo: Valor médio de capacidade das mil turbinas a gás, trabalhando 24/7 por ano, com um consumo de energia médio de 4.400kWh por ano considerando um agregado familiar de quatro pessoas


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com