Siemens Angola

Site Search

Menuclose
Related
Info
close



Siemens celebra o fornecimento de 1000 turbinas a gás

Energia para mil milhões de pessoas
Siemens celebra o fornecimento de 1000 turbinas a gás

quarta-feira, 11 de maio de 2016

  • Turbinas asseguram abastecimento energético a mil milhões de pessoas;

  • Milésima turbina vai “iluminar” o Qatar

  • Angola também já conta com turbinas a gás da Siemens

A fábrica de turbinas a gás da Siemens, localizada em Berlim, prepara a expedição da milésima turbina feita nesta unidade de produção. A turbina a gás SGT5-4000F, com uma capacidade de 300 MW e 300 toneladas de peso, destina-se à central de ciclo combinado de Umm Al Houl, no Qatar.

A capacidade total instalada nas mil turbinas a gás fabricadas em Berlim ascende a quase 220 GW, isto é, o suficiente para garantir o fornecimento de energia eléctrica a cerca de mil milhões de pessoas1, o que equivale à junção da capacidade de produção de energia instalada em Espanha e Itália. Mais de 90% das mil turbinas a gás fabricadas em Berlim foram exportadas.

A turbina a gás do tipo SGT5-4000F representa um marco na história da fábrica. Foi em 1996 que a primeira turbina deste género saiu para o mercado. Na altura, com uma potência de 240 MW. Nos últimos 20 anos, a Siemens vendeu cerca de 400 turbinas a gás deste tipo em 40 países do mundo. Neste momento, as turbinas deste tipo têm uma capacidade na ordem dos 300 MW.

"Mil turbinas a gás Siemens fabricadas em Berlim para clientes em 65 países em todo o mundo são mil razões de grande orgulho para nós", disse Willi Meixner, CEO da divisão Power and Gas da Siemens.

A turbina a gás é uma das seis do tipo SGT5-4000F fornecidas para a central de ciclo combinado de Umm Al Houl. Outras componentes-chave adicionais do fornecimento da Siemens para esta central de 2,5 GW, incluem dez geradores tipo SGen5-1200A e quatro turbinas a vapor tipo SST-4000.

Adicionalmente à produção de energia elétrica, esta infraestrutura tem ainda uma central de dessalinização de água do mar que produz aproximadamente de 618 milhões litros de água potável por dia para o povo do Qatar. A Siemens também assinou um contrato de assistência técnica de 25 anos para a manutenção e conservação da central, cuja data de inauguração está prevista para meados de 2018.

Os engenheiros e técnicos da Siemens precisam de vários meses para produzir uma turbina a gás. As turbinas da classe H são máquinas com capacidades na gama dos 400 MW. Esta potência é suficiente para garantir o fornecimento eléctrico a uma cidade de 2,4 milhões de habitantes. Uma única turbina de classe H equivale à potência de 1.300 carros Porsche 911 turbo ou dez aviões do tipo Airbus 380.

Em Angola, a empresa alemã também já instalou algumas das suas turbinas a gás, contribuindo assim para o avanço tecnológico de áreas determinantes para o País, como o Petróleo & Gás. Exemplo disso é a participação da Siemens na Central de LNG do Soyo, projeto para o qual forneceu seis turbinas a gás, e para o qual, ainda hoje, presta serviços de manutenção e assistência.


1 Pressupostos para efeito de cálculo: Valor médio de capacidade das mil turbinas a gás, trabalhando 24/7 por ano, com um consumo de energia médio de 4.400kWh por ano considerando um agregado familiar de quatro pessoas



You are changing from the tablet to the classic version. Do you want to proceed?