Tools

Siemens AngolaSiemens Angola

Siemens inaugura Laboratório de Automação em parceria com ISPTEC e premeia vencedores de concurso educativo

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Dr. Marco Mattheis, vice-embaixador da República Federativa da Alemanha em Angola, com um dos vencedores do Matuta.

  • Software Siemens vai oferecer aos alunos do ISPTEC a tecnologia mais inovadora

  • Pedro Jerónimo Ngumba, de 19 anos, vence concurso educativo Matuta

A Siemens inaugurou, nesta quarta-feira 15, em Luanda, um laboratório de automação destinado aos estudantes do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC), resultante de um protocolo de cooperação científica assinado entre as duas instituições.

O evento contou com a presença de Sérgio Filipe, CEO da Siemens Angola, Baltazar Miguel, na qualidade de Director-geral do ISPTEC, Marco Matheis, vice - embaixador da República Federativa da Alemanha em Angola e  representantes da embaixada de Portugal e do Ministério do Ensino Superior.

“Estamos convictos de que este laboratório será um estímulo importante para todos os alunos de Engenharia Electrotécnica e Mecânica que queiram aprofundar os seus conhecimentos nesta vertente industrial, estando certos de que todo o mercado Industrial Angolano que nos rodeia é o seu potencial empregador no dia de amanhã”, afirmou Sérgio Filipe.

Com esta parceria, a Siemens e o ISPTEC pretendem investir no desenvolvimento dos recursos humanos, bem como de projectos, tecnologias e/ou produtos especializados nas áreas da engenharia, economia e gestão leccionadas naquele instituto e com interesse para os sectores de actividade da multinacional alemã em Angola.

Siemens premeia vencedores de concurso educativo “Matuta”

Pedro Jerónimo Nkumba, de 19 anos de idade, é o vencedor do concurso “Matuta - A formula certa para ganhar”, baseado no jogo online chamado Mathgames, organizado pela Siemens e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC).

O anúncio dos vencedores do concurso aconteceu nesta quarta-feira 15, durante a cerimónia de inauguração do Laboratório de Automação que resulta da parceria entre as duas instituições. O concurso Matuta visa fomentar o estudo das disciplinas de Física e Matemática em matérias de energia cinética e gravitacional.

Pedro Jerónimo Ngumba é estudante do curso de Engenharia de Produção Industrial e beneficiará de um estágio na Siemens, depois de concluir a formação superior. Xanana Ngola, do curso de engenharia eletrotécnica, ficou em segundo lugar, enquanto que Dalcio Garcia, do curso de engenharia informática, obteve o terceiro lugar.

Com esta iniciativa a Siemens e o ISPTEC pretendem “incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico dos participantes com o intuito de motivar e melhorar o desempenho académico nestas duas áreas de conhecimento que contemplam os currículos dos cursos do ISPTEC”.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com