Siemens Moçambique

Site Search

Menuclose
Related
Info
close
Avião recordista mundial faz primeiro voo

Avião recordista mundial faz primeiro voo

Avião recordista mundial faz primeiro voo

terça-feira, 16 de agosto de 2016

  • Marco tecnológico: voo inaugural de uma aeronave elétrica com um output de 260 quilowatts

  • Este voo torna possível o desenvolvimento de aeronaves hibrido-elétricas de quatro ou mais lugares

  • Tecnologia vai ser integrada em cooperação com a Airbus

  • Motor da Siemens alimenta aeronaveacrobática Extra 330LE

Os investigadores da Siemens desenvolveram um novo tipo de motor elétrico que, com um peso de apenas 50 quilos, fornece um output contínuo de cerca de 260 quilowatts – cinco vezes mais que sistemas de acionamentos comparáveis. Este sistema de propulsão recordista completou com sucesso o seu primeiro voo público no início do mês de Julho no aeroporto de Schwarze Heide, perto de Dinslaken, na Alemanha, onde – praticamente em silêncio – alimentou uma aeronave acrobática Extra 330LE. Este novo sistema de acionamento já tinha feito o seu voo inaugural no dia 24 de Junho de 2016. Este novo desenvolvimento significa que aeronaves hibrido-elétricas de quatro ou mais lugares vão agora ser possíveis.

A empresa vai contribuir com esta tecnologia para o projeto de cooperação que acordou com a Airbus em Abril de 2016, e que visa impulsionar o desenvolvimento da aviação elétrica. Os acionamentos elétricos são escaláveis, e a Siemens e a Airbus vão usar este motor como uma base para desenvolverem aviões regionais abastecidos por sistemas de propulsão hibrido-elétricos. "Até 2030, esperamos ver voos iniciais com até 100 passageiros e distâncias de cerca de 1,000 quilómetros," explicou Frank Anton, responsável pela área eAircraft do Corporate Technology, unidade central de investigação da Siemens.

 "Este dia mudou a aviação", disse Frank Anton. "Esta é a primeira vez que uma aeronave elétrica desta classe voou". A Extra 330LE, que pesa quase 1,000 quilos, serviu como modelo de testes do novo sistema de propulsão. Enquanto aeronave acrobática, é particularmente adequada para levar os vários componentes ao seu limite, testando-os e melhorando o seu design.

"O primeiro voo do nosso sistema de propulsão é um marco no percurso rumo à eletrificação da aviação," disse Siegfried Russwurm, Chief Technology Officer da Siemens.

"Para continuar esta viagem com sucesso, precisamos de ideias disruptivas e a coragem para correr riscos. É por isso que o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica para a aviação é também o primeiro projeto da nossa nova organização dedicada às Startups, a next47". A Siemens está determinada em fazer dos sistemas de propulsão elétrica para a aviação uma futura área de negócio.

O Programa Alemão de Investigação Aeronáutica (LuFo) apoiou o desenvolvimento deste motor. A Extra 330LE foi criada em cooperação pela Siemens, a Extra Aircraft, a MT-Propeller e Pipistrel (bateria).

Veja aqui o vídeo deste projeto https://www.youtube.com/watch?v=fiu8TFnXYFY.

Mais informações e fotografias disponíveis aqui.



You are changing from the tablet to the classic version. Do you want to proceed?