Tools

Siemens MoçambiqueSiemens Moçambique

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

EDM adquire subestação móvel para a reparação de transformador em Quelimane

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018


EDM adquire subestação móvel para permitir a reparação do Transformador na Subestação da Cerȃmica sem interrupção de Energia à Cidade de Quelimane, Distritos de Nicoadala, Namacurra, Chinde e posto Administrativo de Macuse

A Electricidade de Moçambique instalou uma subestação móvel em Quelimane, com o objectivo de melhorar o fornecimento de energia na cidade. A Siemens foi o fornecedor escolhido para o fornecimento e a instalação desta subestação móvel.

Este equipamento foi instalado para responder à avaria do transformador fixo que irá ser reparado, não tendo ainda sido adjudicada a sua reparação. A solução definitiva para a subestação da Cerâmica é o projecto Mixed credit que está em curso nesta mesma subestação. O projecto vai colocar um transformador igual ao que tem a avaria (50 MVA), sendo que as obras estão numa fase bem avançada.

“O projecto de fornecimento desta subestação tem como principal objectivo garantir a fiabilidade da rede eléctrica Moçambicana, permitindo reforçar os pontos mais importantes da rede ou substituir temporariamente instalações em que seja necessário algum tipo de reparação”, afirma Carlos Alberto Yum, administrador da EDM.

A Subestação Móvel de 220/33 kV 25 MVA incluí equipamentos de alta e média tensão, sistemas de protecção, comando e controlo, transformador de potência, bem como uma série de outras tecnologias, totalmente integradas em três atrelados móveis.

“Este tipo de subestações móveis são particularmente rápidas e fáceis de colocar em funcionamento, sendo por isso adequadas para locais onde a fiabilidade da rede é crítica ou que vão sofrer algum tipo de intervenção, garantindo que o fornecimento de energia não sofre interrupções”, explica Rui Marques, director geral da Siemens em Moçambique.

A rede eléctrica de Moçambique está actualmente a ser alvo de importantes investimentos e reestruturações, recorrendo a equipamentos e tecnologias de última geração. A EDM-Electricidade de Moçambique tem investido na aquisição e análise de dados das instalações, bem como na sua automatização, com vista a melhorar a distribuição de energia no país.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com