Tools

Siemens MoçambiqueSiemens Moçambique

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

EDM contrata à Siemens a renovação da subestação eléctrica de Mocuba

quinta-feira, 24 de maio de 2018


  • Infra-estrutura vai melhorar o fornecimento de energia à região centro e norte de Moçambique

  • Subestação vai permitir ligar à rede a primeira central de energia solar fotovoltaica de Moçambique – o Parque Solar de Mocuba

  • Irá contribuir para o abastecimento de cerca de 175 mil agregados familiares

A Electricidade de Moçambique (EDM) contratou à Siemens a renovação de mais uma subestação eléctrica, desta feita em Mocuba, na região da Zambézia, centro do País, onde continua a investir para suprir a carência energética ainda existente. Esta subestação vai também permitir ligar à rede a primeira central de energia solar fotovoltaica de Moçambique – o Parque Solar de Mocuba, que irá abastecer cerca de 175 mil agregados familiares com energia renovável.

A Siemens vai remodelar e modernizar esta subestação de média tensão para que seja capaz de receber e exportar para a rede a energia que será produzida pelo parque solar, capaz de gerar cerca de 40,5 MW de potência. O processo de renovação da infra-estrutura contribuirá ainda para estabilizar a rede de transporte e distribuição de energia e torná-la mais fiável. Mas acima de tudo, a subestação vai servir a população de Mocuba e áreas limítrofes e será determinante para o aumento de disponibilidade de energia no centro e norte do País, regiões carenciadas nesta área.

“O nosso compromisso de contribuir para um futuro energético seguro, acessível e sustentável para Moçambique, com soluções tecnológicas inovadoras, dá mais um importante passo com este projecto. A subestação de Mocuba vai estar ligada à subestação de Quelimane, cuja construção também foi entregue pela EDM à Siemens, e é outra prova de uma relação de confiança que muito nos satisfaz.
Contamos que a nossa intervenção nesta infra-estrutura esteja concluída ainda em 2018”, explica Rui Marques, director geral da Siemens em Moçambique.

Este projecto chave-na-mão para remodelar o andar de média tensão da subestação inclui o fornecimento de novos equipamentos Siemens e a construção das linhas de média tensão para interligação com o parque solar. Entre outros
equipamentos a fornecer pela Siemens, destacam-se os quadros de média tensão, o sistema de comando e controlo e os serviços auxiliares, assim como todos os serviços associados de gestão e execução da empreitada.

O projecto do Centro Solar de Mocuba pertence a uma sociedade formada pela Scatec Solar, pela Electricidade de Mozambique (EDM) e pelo Norfund, fundo de investimento norueguês.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com